EM NOVA EXPOSIÇÃO, MÁRIO DE ALENCAR FAZ FUSÃO DE COLAGEM E PINTURA À ÓLEO


(Mário de Alencar abre exposição neste sábado, no Asa Basa. Imagem: Helena Peixoto)

Com desdobramento do conceito de Colagem em Campo Expandido, artista criou novos retratos em residência artística em Curitiba.

A partir deste sábado (28), o público poderá conferir a nova mostra de Mário de Alencar, intitulada “Partida de Arnaque”, que abre às 14h, na Galeria Asa BASA, no centro de Curitiba. A exposição é o resultado de uma residência artística realizada pelo artista, que se propôs a fazer um desdobramento da técnica da colagem, para pintar telas à óleo.

Ao longo de aproximadamente seis meses, Mario mergulhou num processo criativo que resultou na pintura de retratos com a fragmentação de rostos, identidades e figuras históricas.  A residência, que aconteceu em um espaço da Rede BASA, foi marcada pelo diálogo com o curador Lucas Velloso, cuja influência e questionamentos impulsionaram o estudo de uma fusão entre técnicas.

“Foi uma experiência excelente, um aprendizado e uma troca. O desafio de combinar técnicas tão tradicionais e distintas, ampliou minha perspectiva sobre a linguagem da arte”, comenta Mario.

A pesquisa do artista, permeia uma proposta originalmente criada pela crítica e teórica americana, Rosalind Krauss, que em 1979, explorou possibilidades da escultura em conjunção com outros materiais, espaços e linguagens artísticas.

“Comecei a explorar o conceito de Colagem em Campo Expandido há alguns anos, que basicamente é uma intersecção de várias linguagens”, diz Mário. “Como artista, passei a vislumbrar o potencial de uma técnica que funciona através da apropriação de outras técnicas, materiais e mecanismos, assim como uma transformação na própria linguagem da colagem”, conta Mário.

(Fragmento da obra – Ouro no Sertão. Imagem: Lissa Ajzental)

Mario também diz que na aspiração pela pintura, encontrou dificuldades justamente por esta técnica já ser instituída nas artes. “Exatamente por ser uma técnica tão convencional e uma linguagem tão estabelecida, a pintura propõe um desafio muito maior a um colagista”, afirma. “Minha ambição com o projeto foi não só realizar um intercâmbio de materiais, mas ir além e propor uma discussão sobre a apropriação e ressignificação das próprias técnicas envolvidas no experimento”, completa.

Na mostra, ele ressignifica o retrato clássico e aplica camadas de tinta a óleo como papel colado sobre papel para transformar figuras humanas em símbolos através de formas geométricas, cores chapadas e stencil, criando narrativas que questionam a representação do indivíduo e a cultura de imagem.

O curador Lucas Velloso conta que nessas novas obras, a colagem é parte do processo, mas o resultado final traz unicamente óleo sobre tela. “A colagem orienta o artista a fazer formas e contornos, mas o impacto cromático e os desencontros compositivos nos levam para um outro tipo de ilusão. Suas discussões, pintadas em cores vibrantes, ganharam um sentido de urgência um tanto absurdo”, diz Lucas.

Ao todo, a mostra conta com 16 obras e deve ficar em cartaz até 10 de agosto.

Sobre Mário de Alencar

Mário de Alencar é um artista paranaense que trabalha com conceitos de colagem em campo expandido. Nascido no norte do Paraná, filho de nordestinos migrantes, mudou-se para Curitiba ainda jovem, onde cursou Artes Visuais pela Universidade Federal do Paraná.

O artista mantém contato estreito com a contracultura local e nacional ao longo de sua carreira, desenvolvendo projetos musicais e oferecendo material gráfico e artístico para bandas, coletivos e movimentos sociais.

Sua pesquisa envolve o Détournement dos situacionistas franceses, onde se apropria de elementos existentes, como imagens, textos e símbolos, para criar novos trabalhos críticos à sociedade de consumo e ao espetáculo; além de assumir graficamente a estética punk, buscando ressignificar noções das vanguardas modernistas do século passado, através de processos contemporâneos.

Mário é um dos fundadores do Clube da Colagem de Curitiba, coletivo que busca promover uma cena de colagistas locais por meio da curadoria e organização de exposições investigando aspectos conceituais da linguagem.

Serviço:

Exposição Partida de Arnaque, de Mário de Alencar

Data de abertura: 28 de junho, das 14h às 18h.

Local: Asa BASA I R. Voluntários da Pátria 475 I 1° andar I sala 5

Período de Visitação: De 28 de Junho a 10 de Agosto / Quintas das 17h às 20h e Sábados das 15h às 18h.

Assessoria de Comunicação:

BAComunica / [email protected]

Fragmento da obra – Ouro no Sertão. Imagem: Lissa Ajzental