Entre os dias 1º e 9 de fevereiro, acontece as Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de Futsal, a ser realizada na Lituânia, ainda esse ano. O Brasil é o país sede, e receberá a competição em Carlos Barbosa (RS).
A seleção brasileira vem treinando desde a última segunda-feira (25) na cidade gaúcha. O técnico Marquinhos Xavier teve sua lista de convocados anunciada já em dezembro de 2019. Entre os jogadores, apenas cinco dos 15 selecionados atuam no Brasil. Os outros todos jogam pelo futsal europeu.
Seleção Brasileira:
- Goleiros: Guitta – Sporting (POR), Roncaglio – Benfica (POR) e Jony – Pato Futsal;
- Fixos: Rodrigo – Magnus Futsal e Marlon – Movistar (ESP);
- Alas: Leandro Lino – Magnus Futsal, Gadeia – Movistar (ESP), Leozinho – Magnus Futsal, Bruno – Carlos Barbosa, Arthur – Barcelona (ESP), Daniel Japonês – Barcelona (ESP) e Dyego – Barcelona (ESP);
- Pivôs: Pito – Movistar (ESP), Fits – Benfica (POR) e Rocha – Sporting (POR).
Regulamento:
Todas as 10 seleções filiadas à Conmebol participam das eliminatórias. Na primeira fase, elas são divididas em dois grupos com cinco times cada. As duas melhores de cada grupo garantem vaga à Copa do Mundo e, de quebra, avançam às semifinais do torneio.
O Brasil está no grupo A, ao lado de Colômbia, Equador, Paraguai e Peru. No grupo B estão Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia e Venezuela.

O Brasil estreia na competição dia 1º, sábado, às 20h contra a Colômbia; dia 2, domingo, encara o Paraguai, no mesmo horário;
Também às 20h, na quarta-feira (5), joga contra o Equador; e, pra fechar, enfrenta o Peru, quinta (6) às 20h.

Histórico:
O Brasil é o maior campeão de Copas do Mundo (5). A CBFS conta 7 conquistas, já que antes da FIFA organizar o torneio, a Fifusa teve três edições da competição, duas delas vencidas pelo Brasil, que a entidade máxima do futebol não reconhece.
Em 2016, a Argentina foi a campeã e o Brasil, pela primeira vez na história, ficou fora do grupo dos três primeiros. Aquele foi o último mundial de Falcão.