Ekôa Park. Um recanto de natureza e consciência


No pé da Serra do Mar, empreendimento de iniciativa privada promove preservação, cursos e visitação. Além do turismo, objetivo é conscientizar para a importância da preservação do meio ambiente

Nos quilômetros 18 e 19 da Estrada da Graciosa, no São João da Graciosa, região de Morretes, é possível encontrar um dos pontos turísticos mais interessantes de todo complexo da Serra do Mar no Paraná.

Em uma APA, Área de Preservação Ambiental, na qual nos últimos 50 anos funcionaram uma fazenda de plantação de banana, uma serraria e uma criação de cavalos, criou-se uma área de interação com a natureza. Nas mãos de novos proprietários, a área vem sendo reflorestada desde 1990.

Desde 2014, iniciou-se a adaptação da área para a implantação de um parque de experiências ecológicas acessível à visitação do público. A casa se tornou um centro de eventos; as casas dos funcionários da antiga fazenda tornaram-se escritórios administrativos e a área foi toda adaptada utilizando-se técnicas de bioconstrução.

 

Assim, surgiu em 2018 o Ekôa Park. Em entrevista para o Cultura930, a diretora geral Tatiana Perim, conta mais sobre o projeto como um todo.

 

De onde surgiu o Park? Conte um pouco da história do projeto.

Somos um paraíso ecológico dentro da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica, que encanta e inspira por meio de experiências únicas e transformadoras, conectando você com a sua natureza.
Localizado em Morretes, na região litorânea do Paraná, ocupamos uma área privilegiada destinada ao lazer, entretenimento, educação ambiental e desenvolvimento profissional.
O parque foi criado a partir da necessidade de proteger e preservar uma reserva de 238 hectares de Floresta Atlântica. Infelizmente, ainda é comum áreas protegidas por lei, mas sob a tutela privada, sofrerem com desmatamento irregular, invasão de posseiros, caçadores, palmiteiros entre outras ameaças. Acreditando no poder da transformação, o empreendimento foi idealizado para mudar esse cenário, agindo como um catalisador de novas oportunidades e disseminador de conhecimento. Nossa missão é ensinar por meio da natureza, encantando e sensibilizando nossos visitantes para promover a conservação do patrimônio natural e da biodiversidade.

 

Quem administra o parque? Algum vínculo estatal? É um empreendimento totalmente privado? É uma ONG?

Empreendimento totalmente privado.

 

Qual o objetivo do parque? Qual a função?

O Ekôa é um ambiente inteiramente diferente. Suas riquezas não estão somente na beleza de suas montanhas, na exuberância da floresta ou na biodiversidade de espécies da fauna e da flora. O local promove a conexão entre as pessoas com a natureza e do mundo moderno com o natural. É um espaço privilegiado para visitação aos finais de semana, realização de eventos corporativos, programas de desenvolvimento profissional e estudo de meio. Alguns exemplos:

Visitação turística: experiências imersas na floresta, atividades educativas, oficinas de sustentabilidade, atividades de aventura, instalações artísticas, tudo com o objetivo de sensibilizar e encantar.

Eventos corporativos: Empresas que buscam integração empresarial podem se inspirar na natureza como mentora. A natureza tem formas, processos e estratégias fascinantes para desenhar modelos mais eficientes de negócios: com mais equilíbrio, produtividade, resiliência, melhor comunicação e integração. Nossas dinâmicas usam a natureza como modelo, mentora e medida, porque nela encontramos diversas respostas, ela tem formas, processos e estratégias que podem nos guiar para a construção de times mais engajados e inovadores. Oferecemos dinâmicas e atividades inspiradas na Biomimética, a ideia é aprender com as estratégias utilizadas pela natureza há 3,8 bilhões de anos, ou seja, um benchmarking seguro de se fazer.

Visitas escolares: Aqui, transformamos as viagens escolares em experiências únicas de aprendizado e encantamento, onde os estudantes aprendem sobre educação ambiental e a conservação do patrimônio natural e da biodiversidade, de maneira leve e divertida. Oferecemos experiências vivenciais que ensinam as características do bioma em que estamos inseridos, conceitos relacionados aos seres vivos que ali vivem (fisiologia e comportamento), e a importância do uso de tecnologias sustentáveis e de baixo impacto para a natureza.

 Algo especial na agenda 2023?

O segundo semestre traz diversas experiências incríveis e novos aprendizados:

– Voo cativo e rapel de balão: Uma oportunidade de visualizar as montanhas que circundam o parque. E para os amantes de adrenalina, podem fazer tudo isso de fora do cesto! Datas disponíveis: 15/07; 19/08; 23/09; 14/10; 11/11 e 10/12

– Astrofotografia : Um final de semana de experiências fantásticas, com Astrofotografia aqui no Ekôa e Nascer do Sol no Marumbi.  Datas disponíveis: 15 e 16 de julho

– Conexão Fotográfica: Venha experimentar um novo olhar sobre a natureza, identificar a melhor luz e criar sua fotografia. Uma vivência guiada por Priscila Forone, uma fotógrafa com mais de 20 anos de experiência, para você descobrir novas possibilidades com sua câmera ou celular. Conexão, observação, criatividade, técnica e registro fotográfico. Um momento de troca e aprendizado junto com a natureza! Datas disponíveis: 30/07; 27/08; 24/07; 29/10; 26/11; 17/12

 

– Saboaria e Biocosmética Artesanal: Uma verdadeira imersão nas ciências da natureza. combinando conhecimentos ancestrais e base científica acerca das plantas medicinais, desde suas formas de cultivo à confecção artesanal de produtos de uso diário, como extratos botânicos, repelentes, pomadas, xaropes, hidratantes e produtos de limpeza de ambientes. Este curso oferece formas de viver mais sustentáveis e integradas com a natureza. Datas disponíveis: 16/09

– Cerâmica Artesanal: Vivência da arte ancestral do fazer cerâmico com viés contemporâneo, participantes conhecerão mais sobre o processo de criação e produção de uma peça, passando pelas etapas de modelagem manual (prática) com argila, de secagem e primeira queima/biscoito (teórica/demonstrativa), de esmaltação e queima em raku (prática). Datas disponíveis: 12/08

– Observação de aves: Uma verdadeira experiência para aprender mais sobre as aves da Mata Atlântica e observá-las em seu habitat natural, tudo isso na companhia de um ornitólogo e especialista. Datas disponíveis em 2023: 13/08; 10/09; 08/10; 12/11; 10/12

– Da Terra para a Mesa: O curso Da Terra para a Mesa aconteceu em Abril e foi uma imersão de dois dias na alimentação sazonal, utilizando produtos colhidos direto do solo para a elaboração de receitas deliciosas, aproveitando o melhor de cada alimento.

Alguma consideração extra que gostaríamos que fosse mencionada na matéria?

“Ekôa” no tupi-guarani significa “morada”. Vem também de “ecoar”. Queremos propagar a informação sobre sustentabilidade e o meio-ambiente.  Também derivou da palavra “ecologia”, originária do grego “oikos” (casa) e “logos” (ciência).

Aqui provocamos a reconexão com a natureza e o encantamento com a biodiversidade da Mata Atlântica através de experiências únicas e da biomimética. Oferecemos um dia de experiências ecológicas, um contato privilegiado com a floresta, aventura e aprendizado em diversas atividades de lazer e entretenimento.

Os ingressos devem ser comprados/reservados com antecedência em nossa bilheteria online. Visitas podem ser agendadas para “day use” de sexta a domingo e feriados, das 9h às 17h. Durante os meses de julho, dezembro, janeiro e fevereiro, o Ekôa funciona de quinta a domingo, das 9h às 17h.

Ekôa Park

Rod. da Graciosa, KM 18-19 – São João da Graciosa, Morretes – PR

Agendamentos[email protected] ou [email protected]

Fotos: Albori Ribeiro