Donos da casa sofrem com o Brasil, líder do quadro de medalhas – boletim 25/08/2019

Jogos Parapan-americanos, Parapan, Lima-2019, Brasil, seleção brasileira, atletismo, judô, futebol de 7, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa

Humilhação:
As seleções feminina e masculina de basquete em cadeira de rodas estrearam com tranquilidade diante do Peru. No masculino, vitória por 105×25, com 20 pontos de Gelson Júnior, cestinha da partida. Marquinhos anotou 15.

Perla Assunção marcou 20 pontos na vitória por 88×8 contra as donas da casa.

No futebol de 7, 10×0 nos peruanos. O Brasil fez 7×0 na primeira etapa e, no segundo tempo, apenas administrou o placar. Jefferson foi o artilheiro com 3 gols.

Em outros jogos, a Argentina venceu a Venezuela por 7×1, e os Estados Unidos golearam a Colômbia, 5×0.

Giulia ficou com o ouro na categoria até 52kg (divulgação/CPB)
Giulia Pereira conquistou primeiro ouro do Brasil, no judô (Divulgação/CPB)
Primeiro Ouro:
A primeira medalha de ouro veio no judô. Giulia Almeida venceu as quatro lutas na categoria até 52kg. Vale ressaltar que ela é da categoria até 47kg. Logo, ela lutou contra três judocas mais pesadas e mesmo assim se saiu melhor. Karla Cardoso perdeu duas e ficou com o bronze.

Thiego Marques chegou até a semifinal da categoria até 60kg, mas foi derrotado por Henry Borges, do Uruguai. Venceu na disputa do bronze. Artur Silva perdeu no critério de desempate na categoria até 90kg masculina. Ele conseguiu 1 ippon em 3 lutas, enquanto o mexicano Brayan Valência teve 2 em 3 duelos. A chave só tinha quatro atletas e Artur terminou em 2º.

novo recorde mundial no arremesso de peso f57 (divulgação/CPB)
Thiago Paulino estabelece novo recorde mundial no arremesso de peso (divulgação/CPB)
12:
No atletismo, o Brasil estreou com 12 medalhas. Izabela Campos, no lançamento de disco f11, conseguiu a marca de 35,32m, recorde Parapan-americano e medalha de ouro. João Victor Teixeira atingiu a marca de 48,37m, na classe f37, terminando com a prata. Jair Henrique Souza ficou com o bronze na mesma prova pela classe f40/41 (7,42m).
com direito a recorde de campeonato, Izabela conquista o primeiro lugar no lançamento de disco
Izabela ouro no lançamento de disco f11 (divulgação/CPB)
Saiba Mais:
Entenda como funcionam alguns dos esportes paralímpicos presentes no Parapan Na pista, destaque para o pódio triplo do Brasil nos 200m rasos feminino classe t11. Jerusa Geber ficou com a medalha de ouro, Thalita Simplício com a prata e Lorena Spoladore, bronze.

Em Tóquio:
Cinco brasileiros conquistaram a medalha de ouro no tênis de mesa e garantiram vaga aos Jogos Paralímpicos de 2020. Paulo Salmin só perdeu um set em toda a competição na classe 7. Joyce de Oliveira confirmou o favoritismo na classe 4. Ela também só perdeu um set, justamente na final, para a mexicana Marta Werdin, na vitória por 3 sets a 1.

ouro de Joyce Oliveira (CPB)
Daniele Rauen venceu nas classes 8-10, juntadas por falta de competidoras. Ela enfrentou brasileiras na semifinal e final. Conquistou o ouro e o pódio foi totalmente verde e amarelo, com Jennyfer Parinos em 2º e Lethicia Lacerda em 3º
Daniele Rauen passou por compatriotas e garantiu vaga em Tóquio (divulgação/CPB)
Por fim, Carlos Carbinatti venceu o compatriota Claudio oura na final da classe 10 masculina e assegurou a vaga paralímpica, assim como Luiz Manara, na classe 8, ao derrotar Steven Roman, da Costa Rica.

Quadro de Medalhas:

Brasil na liderança do quadro de medalhas
O Brasil fechou o primeiro dia após a abertura na liderança do quadro de medalhas, com 11 ouros, 10 pratas e 19 bronzes, 40 no total. A Argentina está em 2º, com 6 ouros.