Ambos com seus protagonistas indicados ao Oscar de melhor Ator
Está chegando o Oscar 2022! Este ano, entre tantas categorias disputadíssimas, a de Ator reúne grandes talentos em grandes papéis, todos merecedores da maior premiação do cinema mundial. Neste artigo, destacamos dois deles, que concorrem por filmes que possuem algo mais em comum, além das indicações de Melhor Ator: ambos retratam personagens da vida real, e abordam, cada um à sua maneira, a realização de sonhos.
E quem não gosta de assistir a um bom filme motivacional? Conheça um pouco mais sobre King Richard: Criando Campeãs, com Will Smith, e Tic, Tick… Boom!, com Andrew Garfield.
King Richard: Criando Campeãs
Disponível no HBO Max, trata-se da história do pai de Venus Williams e Serena Williams, consideradas duas das maiores tenistas da História! E isso foi possível justamente graças à determinação de Richard – vivido com intensidade por Will Smith – que planejou a carreira das filhas desde antes delas nascerem!
Mesmo sendo severo demais em algumas ocasiões, Richard também é um pai amoroso, e nunca, nunca deixou de acreditar que suas filhas poderiam chegar lá. As dificuldades financeiras, a discriminação, e a busca pelo sucesso alicerçado no talento, somado à força de vontade, fazem deste filme uma bela injeção de ânimo, aquele incentivo que às vezes também precisamos para continuarmos nossas buscas pelas realizações de nossos sonhos.
Embora tenham sido influenciadas por seu pai desde sempre, Venus e Serena aderiram ao Tênis com uma paixão autêntica, e o sucesso que conseguiram é mais do que merecido.
Algumas lágrimas de emoção poderão até escorrer de seus olhos com o desfecho desta inspiradora trama real, que foi magnificamente levada às telas com Will Smith protagonizando, sem dúvida, um dos melhores papéis de sua carreira até hoje.
King Richard: Criando Campeãs está indicado a seis estatuetas no Oscar 2022:
Filme
Ator: Will Smith
Atriz Coadjuvante: Aunjanue Ellis
Roteiro Original
Edição
Canção: “Be Alive”, da Beyoncé.
Tic, Tick… Boom!
Disponível na Netflix, é a história semi biográfica do compositor Jonathan Larson (o criador do famosíssimo musical Rent), prestes a completar 30 anos de idade, terminando de escrever a peça de teatro para a qual se dedicou ao longo de oito anos, e trabalhando durante todo esse tempo como balconista de uma lanchonete para sobreviver.
Além da pressão auto-imposta de “ser alguém na vida” quando chegasse aos 30, Jonathan também enfrenta crises financeiras, dilemas profissionais (trabalhar com Arte ou arranjar um emprego fixo?), bloqueios criativos e a dura realidade da perca de amigos por conta da Aids, em meio às incertezas da década de 1990.
A trajetória envolvendo a tal peça que Jonathan tanto tenta terminar é a base para o musical chamado… Tic, Tick… Boom!, que ele escreveria em seguida. Ou seja, o filme é metalinguagem em cima de metalinguagem, com a narrativa baseada na vida de seu personagem-autor, intercalando com números musicais, monólogos a lá stand up e quebras de quarta parede, tudo isso soberbamente sincronizado pelo dinâmico trabalho de edição, merecidamente indicado ao Oscar 2022.
A outra indicação na qual o filme concorre, obviamente, é a de Melhor Ator, para o talentoso Andrew Garfield. E o “Miranha” realmente dá um show, inclusive é ele mesmo que canta no filme. A última canção, “Louder Than Words”, é de uma riqueza poética e melódica sublimes.
Se você gostar de Tic, Tick… Boom!, vale a pena procurar também por Rent, filme de 2005 que adaptou para as telonas o aclamado e premiado musical que estreou em 1996 e ficou 12 anos em cartaz na Broadway, sendo este o maior legado cultural deixado por Jonathan Larson. Muito do sucesso de Rent se deve ao fato de ter dado voz a minorias excluídas da sociedade, afinal, aceitando o conselho de sua agente, ele escreveu sobre o que mais conhecia.
Tic, Tick… Boom! é uma bela e comovente história baseada em uma vida real, que pode ser a minha, a sua, a de alguém que você conhece, a vida de qualquer pessoa que tem sonhos, que luta por eles e que acredita, do fundo do seu coração, que pode realizá-los.
Os demais indicados na categoria de Melhor Ator deste ano são: Benedict Cumberbatch, por Ataque dos Cães (filme sobre o qual já falamos no artigo anterior), Denzel Washington, por A Tragédia de Macbeth, e Javier Bardem, por Apresentando os Ricardos.
A 94ª cerimônia do Oscar está chegando, será neste domingo, 27 de Março, com transmissão ao vivo no Brasil pelo canal TNT e pelo Globoplay.