Gislaine Lau e Felipe de Carvalho Ishiy – estudantes de Design de Produto na Universidade Federal do Paraná, acabam de ser premiados pelo iF Design Talent Award 2021, prêmio alemão que é considerado o Oscar do Design, por desenvolverem couro vegetal feito a partir de kombucha – bebida obtida por meio da fermentação de chá preto adoçado.
Resistente, durável e compostável, a inovação é uma alternativa e tanto para o uso de couro animal, que é hoje um dos principais espinhos da indústria da moda.
O couro vegetal de kombucha foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso de Gislaine e Felipe, que o aplicaram como revestimento de uma poltrona metálica, recriando um dos móveis clássicos usados para decorar salas: as poltronas e sofás de couro.
Com o sucesso da invenção – que também já é implementada nos EUA -, os jovens agora se dedicam a criar protótipos de outros produtos feitos com o couro vegetal, tais como bolsas e carteiras, para então começar a investir na produção em escala da inovação.
Vai, Brasil!
Foto: Reprodução / Divulgação
Fonte: thegreenestpost