Escute nossa rádio aqui

Doc sobre a artista plástica Amelia Toledo estreia na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

“Amelia Toledo – Lembrar de Não Esquecer”, novo documentário dirigido por Helio Goldsztejn, terá sua première mundial na 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece entre os dias 16 e 30 de outubro de 2025. A sessão de estreia será no dia 27/10 (segunda-feira), às 21h50, na Reserva Cultural – Sala 2, com reprise no dia 28/10 (terça-feira), às 13h45, no Espaço Petrobras de Cinema – Sala 2.

O longa resgata a trajetória de Amelia Toledo (1926–2017), uma das artistas visuais mais ousadas e versáteis do Brasil, cuja obra ainda é pouco conhecida pelo grande público. Pintora, escultora, desenhista, designer e educadora, Amelia desafiou fronteiras entre linguagens, suportes e escolas ao longo de mais de seis décadas de produção artística.

“Muito antes de se falar em sustentabilidade na arte, Amelia já praticava isso — experimentando com conchas, pedras, metais, acrílicos e outros materiais reaproveitados. Era uma verdadeira precursora”, afirma o diretor Helio Goldsztejn.

Uma artista plural e livre

Nascida em São Paulo, Amelia Toledo formou-se em artes e teve como mestres nomes como Anita Malfatti. Teve seu trabalho influenciado pelo convívio com artistas e pensadores como Lygia Pape, Hélio Oiticica, Waldemar da Costa e Vilanova Artigas. Atuou como professora em instituições como FAAP, Mackenzie e Universidade de Brasília, onde esteve ao lado de Darcy Ribeiro na fundação da instituição.

Seu legado inclui não apenas a produção artística, mas também a formação de novas gerações de artistas e pensadores. Em 2010, aos 83 anos, foi artista convidada da 29ª Bienal de São Paulo.

O documentário traça um panorama afetivo e estético da artista, com depoimentos de familiares, amigos e especialistas. Traz ainda imagens inéditas registradas em seu ateliê pelo cineasta Rubens Crispim Jr., falecido recentemente, e por Eduardo Luiz Delago de Mattos.

“O filme é um convite para tocar, olhar e redescobrir a obra de uma artista que sempre fez da arte um campo de liberdade, experimentação e resistência”, afirma Goldsztejn.

Sobre o diretor

Helio Goldsztejn é diretor de produções como Lygia (sobre Lygia Fagundes Telles), Tomie Ohtake, Henry Sobel, Inezita Barroso, entre outros. Com longa trajetória à frente do programa Metrópolis da TV Cultura, é referência na difusão da arte e cultura no Brasil. Em 2025, lançou também a série Aqueles Dias, sobre o modernismo, exibida na TV Cultura.


Serviço

Documentário: Amelia Toledo – Lembrar de Não Esquecer
Direção: Helio Goldsztejn
Duração: 82 min | Brasil
Estreia: 27/10/2025 (segunda), às 21h50 – Reserva Cultural – Sala 2
Reprise: 28/10/2025 (terça), às 13h45 – Espaço Petrobras de Cinema – Sala 2
Produção: B2 e Capture
Instagram: @b2cinevideo


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *