Dia das Crianças traz novidades na literatura infantojuvenil


A autora Jaqueline Conte lança dois novos livros neste dia 12 de outubro, na Livraria Arte & Letra

 

No próximo sábado, 12 de outubro, a autora Jaqueline Conte lança, na Livraria Arte & Letra, a novela infantojuvenil “Os jornais de Geraldine”. Na mesma ocasião será feito o pré-lançamento da obra “Passarinho às oito e pouco”, um conto infantil com conteúdo extra na internet, que a autora viabilizou por meio de financiamento coletivo.

 

Os livros têm propostas muito diferentes:

Geraldine tem um hábito incomum: em seu caderninho azul, coleciona nomes que considera diferentes, selecionados do obituário do jornal.  O motivo? Quer inventar histórias para esses nomes. Só não sabe como.  Até que o pai lhe propõe um projeto irresistível (e supersecreto!). Segundo a autora, é “uma história divertida, que tangencia com delicadeza a questão da morte e, sobretudo, da vida”. O livro, editado pela Arte & Letra, foi ilustrado por Frede Tizzot, e impresso e montado manualmente no atelier gráfico da editora.

 

“Passarinho às oito e pouco”, editado pela Insight, é um conto ilustrado por Adilson Farias. Inspirado em um fato real, um passarinho que se batia na janela da casa da autora, todos os dias, às oito e pouco da manhã, o livro tem uma proposta ampliada de leitura. A obra impressa, em português e com versão também em inglês, conta com um vasto conteúdo extra na internet, acessado a partir do código impresso na edição em papel. A apresentação do livro é feita pela escritora e poeta Roseana Murray.

 

“O livro é uma obra literária e como tal se bastaria, mas nossa proposta é enriquecer ainda mais a experiência de leitura, apresentando diferentes conteúdos de caráter artístico e de ciência-cidadã, além de sugestões de ações que podem ser desenvolvidas com as crianças”, conta Jaqueline. Assim, o conteúdo extra conta com quatro grandes áreas: poesia, música, ciência e educação, apresentando opções de narrações do conto, em português e em inglês; entrevistas com ornitólogos; curiosidades sobre as aves; um banco de imagens com 39 diferentes espécies de saíras (o passarinho real que inspirou o livro é uma saíra-azul); informações sobre os bastidores da produção; músicas feitas especialmente para o livro; conteúdos voltados a pais, professores e mediadores de leitura, entre outros itens.

 

Jaqueline Conte é jornalista, poeta, escritora e pesquisadora de literatura infantil e juvenil. É mestra em Estudos de Linguagens, pela UTFPR, onde desenvolveu pesquisa sobre o livro digital interativo para crianças.  A autora também é especialista em Economia Criativa e Colaborativa (ESPM); em Produção e Gestão Editorial Multiplataforma (PUC-PR); em Marketing e Publicidade (ISPG); e em Discurso Fotográfico (UEL).

 

Seu primeiro livro para crianças foi “Na casa amarela do vovô, Joaninja come jujubas”  (MercadoLivros, 2016), um livro de poemas, com uma proposta interativa: as crianças são convidadas a fazer sua própria versão dos poemas, em forma de imagem ou de novo texto, na página ao lado de cada poema. “Depois de quase três anos sem lançamentos – com um mestrado no meio – agora tenho a alegria de lançar dois títulos em um mesmo mês, com produções bem diversas mas edições igualmente bem cuidadas. E, afinal, é isso o que realmente importa: trazer ao leitor propostas com significado, em produções esteticamente relevantes”, comemora a autora.

 

O lançamento será realizado no sábado, 12 de outubro, das 10h30 às 14h30, na Livraria Arte & Letra (Rua Desembargador Motta, 2011 , Batel, Curitiba).