O livro relata, por meio de crônicas, diversas circunstâncias vividas por Camila e por outros sobreviventes de AVC
Como os acidentes vasculares cerebrais geraram a perda de uma parte da massa encefálica da autora, ela passou a creditar o seu trabalho de apoio aos outros sobreviventes de “Desmiolada”, adjetivo que titula a obra.
Camila Fabro nasceu em agosto de 1984, em Cianorte (PR), porém viveu na capital paranaense a maior parte de sua vida. Licenciou-se em Letras pela Universidade Federal do Paraná em 2008 e em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter em 2018. É pós-graduada em Gestão de Projetos (Uninter) e em Gamedesign (Universidade Positivo) e entusiasta de línguas estrangeiras.
Em maio de 2019, teve a sua vida transformada ao sobreviver a três AVCs (transitório, hemorrágico e isquêmico). Em consequência disso, precisou lidar com várias sequelas, dentre elas a perda de parte de sua massa encefálica. A partir de sua recuperação, começou a se dedicar em prol da comunidade AVCista, principalmente por meio de sua escrita na coluna “Desmiolada” do jornal curitibano Plural e no seu canal @camiladesmiolada nas redes sociais. Este livro faz parte deste propósito.
( …)
“Tudo começou com a minha morte, ou quase isso. Em maio de 2019 sofri um acidente vascular cerebral aos 34 anos de idade, e logo depois outros dois. Três AVCs em menos de vinte dias. Antes deles, era uma mulher aparentemente saudável. Tudo isso foi para os ares depois de vinte e um dias no hospital em que passei por cirurgias, comas e muita luta para sobreviver. Dentre as diversas sequelas, perdi parte da massa encefálica do lobo parietal direito e fiquei…Desmiolada.
Olhar aquela tomografia com parte do meu cérebro despedaçado foi a pior coisa que aconteceu na minha vida. Para mim aquela imagem era sinônimo de inutilidade, uma espécie de lápide de uma morte anunciada. Mas, quis o destino que eu fosse resgatada por outros sobreviventes, que passaram pela mesma situação. Comecei a descrever o que sentia nos grupos de apoio virtuais e aquelas palavras começaram a viralizar, representando toda uma comunidade. É sobre isso que escrevo: morte, vida, dor, desespero, vitória e ressignificação. Histórias que não são só minhas, mas de todos aqueles que sobreviveram a um AVC.
https://kotter.com.br/loja/desmiolada-camila-fabro/
(R$ 41, 79 + Frete)
Sábado (13/08/22), às 15 horas.
Itiban Comic Shop. Bookstore.
Loja de HQs, Mangás, Livros, Board e Cardgames.
Seg. a sex., 10h – 18h, Sábados 10h – 17h