O técnico Aleksandar Petrovic definiu o último corte no elenco para a disputa do mundial masculino de basquete, que será realizado na China entre 31 de agosto e 15 de setembro.
O ala-pivô Rafael Hettsheimeir não viaja com o grupo para Guangzhou,local dos últimos treinamentos e de adaptação antes do campeonato. Além dele, já tinham sido cortados o ala Jhonatan Luz e o pivô Lucas Dias, após os dois amistosos contra o Uruguai em Anápolis (GO).
A seleção brasileira disputou um torneio amistoso em Lyon, que deu base para a dispensa do ala-pivô. “depois desses dois primeiros jogos, contra Argentina e França, eu pude tirar minhas últimas conclusões e acabei com as últimas dúvidas que ainda tinha na minha cabeça. E apenas por uma questão tática em relação aos demais jogadores que temos aqui eu decidi cortar o Hettsheimeir”, disse o treinador.

No torneio de Lyon, o Brasil venceu a Argentina por 89×82, perdeu para a França por 86 a 72 e venceu Montenegro, um dos adversários da fase de grupos no mundial, por 80×69.
Os doze jogadores que compõem a delegação são:
- Armadores: Marcelinho Huertas, Rafael Luz e Yago;
- Alas: Alex Garcia, Leandrinho, Didi, Marquinhos e Vitor Benite;
- Pivôs: Anderson Varejão, Bruno Caboclo, Cristiano Felício e Augusto Lima.
Em Guangzhou, o Brasil enfrenta dois amistosos contra a China antes da estreia diante da Nova Zelândia, primeira adversária do grupo que ainda conta com Montenegro e Grécia, da estrela Giannis Antetokounmpo.