Será nesta quarta-feira (14) e contará com pesquisadoras da área para debater sobre o tema
Como arte e ciência se aproximam, se conectam e produzem conhecimento de forma interdisciplinar? Essa é uma das perguntas que será eixo do evento online CiênciArte – Juntas e Misturadas, promovido pelo curso de Relações Públicas da UFPR nesta quarta-feira (14), às 19h, pelo perfil do Facebook Comunicação Social UFPR (Floresta Delivres). A iniciativa é gratuita e realizada por estudantes do curso (2º período), sob a orientação da professora Claudia Quadros, com doutorado e pós-doutorado em Comunicação.
A professora irá contextualizar a pesquisa em arte e a pesquisa feita pelo artista. “Vou contar um pouco sobre como os artistas realizam seus trabalhos, pois todos pesquisam para realizar os seus projetos. A diferença de um artista-pesquisador acadêmico é que existe uma produção textual, uma contextualização do seu trabalho na história da arte”, relata Luana. Além disso, ela destaca que um dos papéis da universidade é criar conhecimento e provocar reflexões e que a experiência para os estudantes do curso de Relações Públicas na promoção e organização do evento é fundamental. “Para o estudantes, se envolver nessas atividades desde o início de sua trajetória é uma forma para o conhecimento não ser apenas teórico, mas ser um conhecimento vivo, um conhecimento que é produzido por todos nós”.
Juliana Gisi, também convidada do evento, levará ao público uma conversa sobre a fotografia como um objeto para o saber artístico. Juliana chama a atenção para o fato de que a invenção da fotografia foi uma disputa entre ciência e arte. “A fotografia, à medida em que usa microscópios para fazer o registro das imagens, ou mesmo telescópios, pensando na distância entre o macro e o micro, tem uma função técnica que não deixa de ser estética, porque ela constitui um objeto visual e a beleza vai entrar no lugar da construção das imagens que são transmitidas”, coloca a pesquisadora. Ela também destaca que o uso da fotografia é muito presente em diversas as áreas científicas, desde a Antropologia, Sociologia, como Medicina, Biologia, Física, Geologia, Geografia etc. “São áreas que usam a fotografia e têm, inclusive, disciplinas de fotografia dentro dos seus cursos, pois é importante o aprendizado da codificação e da decodificação desses objetos”, destaca.


