O resultado foi alcançado em apenas sete meses da gestão do prefeito Eduardo Pimentel, por meio do Programa Especialidades em Ação, lançado no início deste ano.
Em dezembro de 2024, 201.578 pessoas aguardavam atendimento especializado na capital. Em 4 de agosto de 2025, o número caiu para 123.304 pacientes — sendo 90.202 em fila para consultas e 33.102 para exames. O tempo médio de espera também apresentou avanço significativo: de 60 para 49 dias.
Esse tempo está bem abaixo da média de países desenvolvidos. No Reino Unido, por exemplo, o sistema público de saúde (NHS) registra cerca de 13,6 semanas de espera para a primeira consulta com especialista — aproximadamente 95 dias.
“Trabalhamos com planejamento e responsabilidade para garantir um sistema de saúde cada vez mais eficiente. A fila por especialidades é dinâmica, mas hoje temos controle rigoroso, acompanhamento dos pacientes e agilidade no atendimento. Vamos continuar investindo para melhorar ainda mais esse serviço essencial”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.
A ampliação do acesso foi possível graças a diversas ações, como a adesão aos programas Mais Acesso a Especialistas e Agora Tem Especialista, do Ministério da Saúde; a ampliação da oferta junto aos prestadores contratados; e a inauguração, em 2024, do Centro Curitibano de Atenção Especializada, administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas).
Outra frente fortalecida pelo Especialidades em Ação é a telerregulação das filas. Nela, o médico da atenção primária compartilha informações clínicas do paciente com um especialista telerregulador, que analisa o prontuário eletrônico e define o plano de cuidado a ser seguido no próprio posto de saúde ou o encaminhamento para atendimento em ambulatórios especializados.
Com essas medidas, a Secretaria Municipal da Saúde ampliou de 15 mil para 27 mil o número mensal de consultas nas especialidades mais demandadas — Oncologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Cardiologia — um aumento de 80% na capacidade de atendimento.
Também houve reforço na oferta de exames: +5.540 por mês entre ultrassonografias, endoscopias e colonoscopias. O volume mensal passou de 11.743 para 17.283 exames, crescimento de 47%.
“Conseguimos ampliar nossa capacidade de resposta nas especialidades mais procuradas, o que fez toda a diferença para reduzir a fila de forma tão expressiva. Seguimos comprometidos em oferecer um cuidado cada vez mais ágil, seguro e humanizado à população”, destacou a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.