Curitiba lidera em qualidade de vida e supera São Paulo e Florianópolis, aponta IPS


Curitiba e Região Metropolitana se destacam em qualidade de vida, segundo o IPS Brasil

Morar em Curitiba ou em municípios da Região Metropolitana representa acesso a qualidade de vida em áreas fundamentais como segurança, educação, habitação e meio ambiente. É o que aponta o mais recente levantamento do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil, ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos.

A capital paranaense alcançou nota 69,8, conquistando a 12ª posição nacional no ranking geral — à frente de grandes cidades como São Paulo (68,8) e Florianópolis (67,9). A avaliação considerou quase 60 indicadores que medem aspectos sociais, econômicos e ambientais.

“Investimos em saúde, mobilidade, educação, obras, geração de empregos, segurança alimentar, moradia, inovação… buscamos uma gestão eficiente para o cidadão que precisa de serviços de qualidade”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.

O prefeito também destacou outro reconhecimento importante:

“Curitiba foi eleita a capital mais igualitária do país pelo Instituto Cidades Sustentáveis. Nosso foco é nas pessoas, no bem-estar das famílias”, completou.

Municípios vizinhos também ganham destaque

Além da capital, seis cidades da Região Metropolitana também obtiveram resultados expressivos no IPS Brasil:

  • Quatro Barras: 67,9

  • Rio Negro: 66,3

  • São José dos Pinhais: 66,2

  • Pinhais: 64,6

  • Araucária: 62,5

  • Fazenda Rio Grande: 62,5

O secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana, Thiago Bonagura, ressalta a importância da integração entre a capital e os municípios do entorno:

“Morar em uma cidade mais tranquila e trabalhar na capital é realidade para muitas pessoas. Produção rural, abastecimento, transporte, clima — tudo está interligado. Somos um grande organismo. Por isso, a integração de políticas públicas é essencial para o desenvolvimento planejado e sustentável da região”, pontua Bonagura.

Paraná entre os líderes nacionais

Na média estadual, o Paraná figura entre os três estados com melhor desempenho no IPS, ao lado de São Paulo e Santa Catarina.


O que é o IPS Brasil?

O Índice de Progresso Social (IPS) é uma ferramenta que avalia se as pessoas têm acesso às condições necessárias para prosperar, desde necessidades básicas como alimentação, saúde e segurança até o acesso à informação, liberdade individual e igualdade de tratamento.

O IPS considera 57 indicadores sociais e ambientais, com base exclusiva em dados públicos, e abrange todos os 5.570 municípios brasileiros. A nota vai de 0 a 100 e é estruturada em três dimensões principais:

  • Necessidades Humanas Básicas

  • Fundamentos do Bem-Estar

  • Oportunidades