Cerca de 400 estudantes participaram, nesta segunda-feira (24), de uma celebração antecipada pelo aniversário de 332 anos de Curitiba. O evento ocorreu no Parque dos Tropeiros, na Regional CIC, e contou com a presença do prefeito Eduardo Pimentel, além de diversas autoridades municipais.
A comemoração teve apresentações culturais, incluindo a peça teatral Curitiba – O Futuro é Hoje, que traça um panorama da cidade desde o século 17 até os dias atuais. O espetáculo multimídia encantou as crianças ao trazer jovens atores vestidos como adolescentes curitibanos e interagindo diretamente com o público. Durante a exibição, foram abordadas mensagens sobre Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e a Curitiba contemporânea, com projeções em um telão.
O evento também contou com a presença do icônico personagem Zé Gotinha, símbolo das campanhas de vacinação, que interagiu com as crianças e reforçou a importância da imunização. No palco, outros personagens queridos da cidade, uma capivara e seu filhote, arrancaram aplausos do público.
A programação teve ainda um momento musical especial, com a execução do Hino de Curitiba pela Banda Lyra Curitibana e a canção Parabéns pra Você em ritmo de rap. O prefeito Eduardo Pimentel ajudou a servir o bolo de aniversário e destacou a importância da participação cidadã das crianças. “O melhor presente que vocês podem dar para Curitiba é respeitar os professores, a família e cuidar das plantas e dos animais nos parques. E, claro, manter a saúde em dia, tomando todas as vacinas”, afirmou.
Entre os participantes estavam estudantes do 3º e 4º anos das escolas municipais Ulisses Falcão Vieira, Monteiro Lobato, Hamilton Calderari Leal e América da Costa Sabóia. Também marcaram presença no evento o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o presidente da Fundação Cultural, Marino Galvão Júnior; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; a coordenadora das Administrações Regionais, Maria Izabel de Paula; o vereador Zezinho do Sabará; e o administrador regional da CIC, Rudimar Fedrigo.