Nesse episódio Cila Rocha e Peppe Sylla, do coletivo Dunyabem, e o Musicoterapeuta Matheus Braga, abordam temas como “a importância de intervenções socioculturais voltados para a Qualidade de Vida e Saúde Coletiva” e comentam como a valorização da música e da diversidade cultural contribuem para a saúde coletiva.
Cila Rocha e Peppe Sylla:
O Dunyaben assume o legado africano como precondição essencial para desenvolver conhecimentos sobre o pensar, o sentir e o agir das pessoas em sociedade.
Isso representa dar lugar aos saberes africanos, suas artes e histórias e compreender que essa ação não se resume apenas a um grupo específico mas a todas as pessoas. Ao ampliarmos o referencial da cultura brasileira consolidamos um novo ponto de vista pelo qual é possível desenvolver o sentimento de alteridade, sensibilizar pessoas a atuarem de forma coletiva e formar uma sociedade mais inclusiva.
Um coletivo tem como princípio a criatividade. habilidade capaz de gerar ideias originais e solucionar os problemas em sociedade. ser criativo é olhar para as mesmas coisas, mas ver e pensar algo diferente.
Arte gera conhecimento, cultura gera transformação, identidade gera impacto. Promovemos a difusão da cultura africana e a incorporação de novos conteúdos socioeducativos para a valorização da diversidade e o reconhecimento da identidade cultural.
Matheus Braga
Nascido em São Paulo e criado em Recife começou sua experiência musical na infância ouvindo sua mãe tocar violão, o levando para rodas de chorinho e festas carnavalescas. Começou a tocar violão com 15 anos, em 2007 estudou voz e teoria musical no Conservatório de Música de Pernambuco e em 2010 fundou o Paranambuco, banda que pesquisa ritmos da cultura popular brasileira. Com o Paranambuco gravou o CD “Orun Aye” pela premiação do Festival Online de Composição (Folc – Florianópolis – SC) onde tiveram um show de lançamento no Paiol (2015). Já se apresentou em diversas cidades do Paraná com o Grupo de MPB (ao qual fez parte durante 4 anos) e pela turnê “Eu quero mergulhar” acompanhando a cantora Janine Mathias.
É formado em musicoterapia pela UNESPAR (FAP – Faculdade de Artes do Paraná) e além de integrante do Paranambuco o músico também é violonista de Itaércio Rocha, Janine Mathias, Daniel Montelles e Cida Airam.