Teve início nessa quarta-feira (24) a Liga de Desenvolvimento do NBB, competição de base sub-20 realizada com apoio da CBB e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Esta é a nona edição do torneio, que conta com 13 equipes, sendo três paranaenses.
O campeonato é dividido em fase classificatória e final. A classificatória tem duas etapas. As equipes são separadas em grupos A e B, sendo que na primeira etapa se enfrentam em seus grupos e na segunda, pegam adversários da outra chave. Curitiba é uma das sedes da etapa inicial. O Circulo Militar é o mandante e recebe os jogos no Palácio de Cristal. No mesmo grupo estão Coritiba Monsters, Minas, Franca (SP), Paulistano, Corinthians e Praia Clube (MG).
Até a próxima terça (30), sempre a partir das 14h, o público pode acompanhar a rodada do grupo A. A entrada é gratuita.
Outro paranaense presente na competição é o Maringá, que disputa a primeira etapa no Rio de Janeiro, cede do grupo B, que ainda conta com o dono da casa Flamengo, Basquete Cearense, União Corinthians (RS), Pinheiros (SP) e São José (SP).
Entre 27 de agosto e 3 de setembro será realizada a segunda etapa. As finais, disputadas em mata-mata, serão no ginásio do Paulistano, Antonio Prado JR, entre 24 a 29 de setembro.
Os maiores campeões da LDB são Flamengo e Pinheiros, com dois títulos cada. Os paulistanos, inclusive, venceram a edição de 2018 do torneio.
Em Quadra:
O Coritiba Monsters estreou na competição com derrota diante do Corinthians por 91 a 78. Mesmo perdendo, o destaque da partida foi Coxa-branca. O ala Henrique Kirsten foi cestinha da partida com 26 pontos, além de ter pego 8 rebotes. O armador Cristofer Duarte foi outro jogador importante na atuação dos Monsters, com 14 pontos e 17 rebotes.
Pelo Timão, o pivô Ítalo Honorato anotou um duplo-duplo de 22 pontos e 10 rebotes. Na armação, Pedrinho também se destacou com 6 pontos, 5 rebotes, 9 assistências e 3 roubos de bola.
Mais tarde, o Curitiba Basquetebol/Círculo Militar, com um terceiro quarto arrasador, bateu o Minas por 75×68. O destaque foi a atuação coletiva, já que quatro jogadores fizeram 10 ou mais pontos. O cestinha foi o ala/pivô Lucas (18). Daniel fez 17, Erike 15 e Camargo 10. Pelo Minas, Guilherme anotou 14 pontos.
Na abertura da rodada curitibana, Paulistano e Franca fizeram um duelo equilibrado em que o clube da capital paulista venceu por 88×83. Dikembe, em seu terceiro ano na LDB, é o líder da equipe vencedora e foi destaque mais uma vez ao anotar 31 pontos, 13 rebotes e 4 roubos.
No Rio:
O Flamengo não teve piedade do Maringá, no jogo que fechou o grupo da capital fluminense, e venceu por 91×23. Juan marcou 17 pontos e apanhou 11 rebotes, sendo o nome mais importante da vitória rubro-negra.