Com grande atuação ofensiva, Fortaleza vence Bangu e está na série A da Suburbana

futebol, futebol amador, Fortaleza, Bangu, Suburbana

Torcida do Fortaleza comemora o gol da vitória (José Leal/Cultura 930)

O Fortaleza é time de Série A!
Nesse sábado, pelo jogo de volta da semifinal da série B da Suburbana, o Tricolor do Gabineto recebeu o Bangu, em pleno Ozório Claudino de Barros (estádio do rival Vila Sandra) e venceu pelo placar de 1 a 0. Com o empate em 0 a 0 na ida, o agregado ficou em 1×0 para o Forta, que apenas um ano depois da queda, retorna à elite do amador de Curitiba.

 

“desde o princípio da competição, a gente era tratado como a quinta força dentro do nosso grupo, a gente conseguiu se classificar em segundo. Mesmo com todas as adversidades durante a competição, a gente se abraçou, fechamos nosso grupo, não deixamos nada externo atrapalhar, e hoje graças a Deus conseguimos coroar nossa campanha com o acesso”, falou o meia Roberto, um dos destaques da partida.

 

O camisa 8 foi auxiliado por Piwi e Tiquinho, outros dois jogadores do meio pra frente que fizeram grande partida.

Na primeira etapa, os 15 minutos iniciais foram mornos. O Bangu conseguia encaixar a marcação, mas não criava nenhuma chance. Quando o Fortaleza encontrou uma forma de abrir a defesa adversária, foi complicado para segurar. Aos 14 minutos, a primeira grande ocasião de gol. Tiquinho dominou de fora da área e arrematou; a bola desviou em Cafu antes de bater na trave.

Aos 19, em cruzamento na área, Michael finalizou com perigo, por cima. Teve ainda um gol perdido por três atacantes do Forta: em cruzamento de Piwi, a bola passou na frente de três tricolores, que furaram no lance.

 

As subidas de Piwi davam espaço pelo lado esquerdo, que Dedé viria a aproveitar algumas vezes depois dos 30 minutos. Mas a melhor chance dos visitantes veio pelo lado direito, com Adriano, ao receber cruzamento de Valdir e exigir boa defesa do goleiro.

 

Ainda houve tempo para duas oportunidades do time da casa. A melhor delas foi com Roberto, chutando de fora com perigo, aos 43, com a bola passando perto do gol.

 

No segundo tempo, jogo nervoso. O Bangu fazia pouco e o Fortaleza dava chutões. A primeira finalização perigosa foi somente aos 15 minutos, com Roberto batendo por cima do gol.

Cobrança de falta (José Leal/Cultura 930)

A segunda foi a do gol. Tiquinho, melhor da partida, dominou na intermediária e não pensou duas vezes: mandou dali mesmo e contou com a contribuição do goleiro Ricardo para abrir o marcador

 

A partir daí, como era de se esperar, jogo nervoso. Bangu tentava o ataque, mas o Fortaleza esteve com a defesa bem postada. Pouco foi criado desde então. O Fortaleza tentava segurar a bola e o Bangu, chegar ao gol, sem sucesso. Final: Fortaleza 1×0, com vaga na final da série B em 2019 e na elite da Suburbana em 2020.

Pelo outro jogo da semifinal, o Tanguá conseguiu nova vitória por 1 a 0 e garantiu presença na série A do amador de Curitiba após mais de 20 anos na segunda divisão.

Na série A, a maior surpresa do dia: O Operário Pilarzinho surpreendeu o Trieste e venceu pelo placar de 2 a 1, em pleno Francisco Muraro. Com o empate sem gols no Bortolo Gava na partida de ida, o Pilarzinho volta a final cinco anos depois, e vai enfrentar o Iguaçu, que empatou em 1 a 1 com o Santa Quitéria, mas tinha vencido fora de casa por 5 a 3.