Cinenaguá leva clássicos do cinema à Ilha do Mel com sessões gratuitas ao ar livre


De 18 a 20 de abril, a Praia do Trapiche, em Nova Brasília, na Ilha do Mel, será palco da segunda etapa do Cinenaguá – Festival de Cinema de Paranaguá. O evento promove sessões gratuitas de filmes nacionais e internacionais, exibidos em um telão de 400 polegadas montado à beira-mar.

A programação inclui produções aclamadas como O rei leão (Walt Disney Studios), dirigido por Roger Allers e Rob Minkoff e vencedor de dois Oscars; Luzes da cidade, clássico de Charles Chaplin; e Durval Discos, de Anna Muylaert. Também está prevista a estreia de Oeste outra vez, novo longa de Erico Rassi.

Outro destaque é a exibição do premiado filme paranaense Para minha amada morta, dirigido por Aly Muritiba, que completa 10 anos em 2025. Após a sessão, o ator Fernando Alves Pinto participa de um bate-papo com o público sobre o longa.

Programação completa – Ilha do Mel (Nova Brasília):

Sexta-feira (18/4):

  • 18h30: O rei leão

  • 20h30: Oeste outra vez (estreia)

Sábado (19/4):

  • 18h30: Durval Discos

  • 20h30: Stop Making Sense (remasterizado), sobre a banda Talking Heads

Domingo (20/4):

  • 18h30: Luzes da cidade

  • 20h30: Para minha amada morta + bate-papo com o ator Fernando Alves Pinto


Primeira semana reuniu mais de 800 pessoas na Estação Ferroviária

De 11 a 13 de abril, a Estação Ferroviária de Paranaguá recebeu o início do festival com sessões gratuitas ao ar livre. A abertura contou com a presença do ator Sérgio Marone como mestre de cerimônias e a exibição de Contatos imediatos do terceiro grau, de Steven Spielberg. Após a sessão, Marone participou de um bate-papo mediado pela jornalista Luciana Mello, em que destacou a importância da cultura como ferramenta de transformação social.

Outros filmes exibidos incluíram Virgínia e Adelaide, de Yasmin Thayná e Jorge Furtado, com presença da atriz Gabriela Correa; a animação Ponyo: uma amizade que veio do mar (Estúdios Ghibli); o documentário Desabandonar: tudo que é sólido desmancha no tempo, de Juan Roseno; além dos longas Durval Discos e Nosferatu – o vampiro (1922), marco do expressionismo alemão.


Serviço:

Cinenaguá – Festival de Cinema de Paranaguá
📍 Ilha do Mel – Nova Brasília
🗓️ De 18 a 20 de abril de 2025
🌐 www.cinenagua.com.br
📸 Instagram: @cinenagua

Realização:
Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura / Governo Federal
Apresentação: TCP – Terminal de Contêineres do Paraná
Patrocínio: Cattalini
Apoio: Prefeitura de Paranaguá
Produção: Grafo Audiovisual e Oxigênio Eventos