Capitão Hidalgo lança biografia com sessão de autógrafos na Câmara de Curitiba


Um dos maiores ídolos da história do Coritiba Foot Ball Club e nome consagrado da crônica esportiva paranaense, José Hidalgo Neto, o Capitão Hidalgo, lança nesta terça-feira (15), às 17h, o livro que retrata sua trajetória no futebol e no rádio. O evento será realizado no auditório do Anexo 2 da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), com acesso gratuito pela portaria na esquina da avenida Visconde de Guarapuava com a rua Lourenço Pinto. A programação inclui uma sessão de autógrafos.

A obra “Capitão Hidalgo – A história da vitória”, escrita pelo jornalista Marco Antonio Assef, apresenta momentos marcantes da carreira do ex-jogador, que atuou pelos clubes Juventus-SP, XV de Piracicaba e Atlético-MG, além da consagrada passagem pelo Coritiba. No clube paranaense, Hidalgo fez história ao conquistar cinco campeonatos estaduais consecutivos, de 1971 a 1975, e o Torneio do Povo em 1973 — primeiro título nacional de um time da Região Sul.

Com 304 páginas e ricamente ilustrado, o livro também celebra os 50 anos de carreira de Hidalgo como comentarista esportivo. Ele ficou nacionalmente conhecido por integrar, ao lado de Lombardi Júnior, a inovadora Equipe Positiva da Rádio Clube Paranaense (PRB-2), que foi pioneira ao incluir ex-jogadores nas transmissões esportivas. Ao longo das décadas, Capitão Hidalgo cobriu eventos internacionais como corridas de Fórmula 1, jogos da seleção brasileira e Copas do Mundo.

Durante a sessão plenária desta segunda-feira (14), o presidente da CMC, vereador Tico Kuzma (PSD), prestou homenagem a Hidalgo, hoje com 81 anos, e ao autor da obra, Marco Assef, que recebeu um Voto de Congratulações e Aplausos (077.00220.2025). Kuzma destacou a importância de ambos para a memória esportiva e jornalística do estado. Assef, com 59 anos e quatro décadas dedicadas ao jornalismo, é formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e participou de projetos relevantes como a série “Vozes do Paraná”, ao lado de Aroldo Murá.

A realização do evento foi proposta por Tico Kuzma e aprovada em plenário (067.00007.2025).