CALENDÁRIO 2022 – POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA


Pensado com o objetivo de contribuir com a construção da identidade racial de crianças negras e para uma educação antirracista, por meio do protagonismo negro nos livros de Literatura Infantil.

Este material foi elaborado para ser enviado como uma lembrança aos concluintes do Curso de Extensão Literatura Infantil e Identidade Negra nos Anos Iniciais: o protagonismo negro como ação afirmativa na construção da identidade racial e para uma educação antirracista, oferecido pela mestranda Prof.a Anna Paula Bahia Pessanha Lima, vinculado à Diretoria de Pesquisa e Extensão do Colégio Pedro II, que foi realizado entre os meses de novembro e dezembro de 2021. Ele foi pensado com o objetivo de contribuir com a construção da identidade racial de crianças negras e para uma educação antirracista, por meio do protagonismo negro nos livros de Literatura Infantil.

22 CALENDÁRIO

Para auxiliar e inspirar o planejamento escolar do novo ano, este calendário apresenta, a cada mês, uma sugestão de título de Literatura Infantil Afro-Brasileira. Assim, você terá um reforço do valor e da importância do protagonismo negro como ação afirmativa na construção da identidade racial e de educar para o antirracismo. Você pode imprimir este documento e acrescentar as suas próprias notas e observações.

POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. BOM PLANEJAMENTO E QUE SEU ANO SEJA INCRÍVEL E INSPIRADOR!

Faça o download do Calendário aqui:  CALENDÁRIO 2022 – POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA_compressed

É desejo que as ações pedagógicas realizadas propiciem um olhar mais reflexivo sobre representatividade étnico-racial, permitindo que as crianças negras vivenciem um ambiente igualitário, de valorização e empoderamento, no qual sejam rompidos os referenciais eurocêntricos interiorizados com os quais se deparam inclusive nos livros de Literatura Infantil.

Anna Paula Bahia.
Profesora do Departemento de Anos Iniciais do Colégio Pedro II.
Mestranda no Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II.