A Escola Milton Santos de Agroecologia, do Movimento Sem Terra, acaba de lançar o “Caderno da Ação Pedagógica – Viver é Lutar! Construir Reforma Agrária Popular!”, de autoria coletiva de educandos e educadores do Curso Técnico em Agroecologia da Escola. Disponibilizado gratuitamente em meio eletrônico, visa apoiar a Educação Popular em Agroecologia, um dos objetivos estratégicos do MST e elemento central de seu Programa de Reforma Agrária Popular.
A obra é o desdobramento de um trabalho de base em agroecologia realizado em um assentamento do noroeste do Paraná. A primeira parte do caderno detalha o método de trabalho de base proposto, de orientação freireana, nominado de “Diálogo de Saberes no Encontro de Culturas”. Também apresenta brevemente o processo de elaboração do caderno e traz algumas sugestões para sua utilização em “círculos de cultura”.
A segunda parte consiste na Ação Pedagógica propriamente dita, contendo 44 “diálogos” que compõem uma história fictícia, elaborada com base nas “falas e práticas significativas” identificadas na realidade pesquisada. Cada “diálogo” apresenta um texto curto e direto, com questões problematizadoras, e imagem diretamente relacionada. Este formato foi inspirado em uma cartilha de alfabetização destinada aos camponeses, produzida pelo Movimento de Educação de Base-MEB em 1963.
Os textos e desenhos abordam a Agroecologia de maneira integrada à luta pela terra, à organização coletiva, à cooperação, à questão de gênero e geração e à Soberania Alimentar. São 44 belíssimos desenhos originais, especialmente produzidos para o caderno por quatro artistas populares. Os personagens e situações apresentadas nos textos e nos desenhos permitem que os camponeses e camponesas se identifiquem e se ponham a problematizar sua própria realidade imediata, cuja compreensão podem, assim, alterar, modificar, ampliar e criticizar.
📲 SAIBA MAIS E BAIXE O CADERNO: https://linktr.ee/mst_parana
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