Brasil Eliminado no Handebol – boletim 05/08/2019

Brasil, Seleção Brasileira, Vôlei de Praia, handebol, hipismo, tênis, pan-americano, Jogos Pan-americanos, Lima-2019

Brasil perde e pode ficar fora dos Jogos Olímpicos (divulgação/UOL)
Brasil perde para o Chile e pode ficar fora dos Jogos Olímpicos (divulgação/UOL)

            Decepção:

A seleção brasileira masculina de handebol precisava vencer o pan-americano para garantir vaga em Tóquio. Não se trata de uma tarefa tão difícil quanto parece, já que o esporte é pouco popular em território latino. Apenas Brasil e Argentina possuem alguma tradição. Mas o Chile surpreendeu, venceu os brasileiros por 32 a 29 e está na final do Pan.

 

Daniel Ayala foi o destaque na linha, com 7 gols, mas o principal nome do jogo foi o goleiro Barrientos, com nada menos que 19 defesas. O Brasil, com isso, precisa torcer para que o Egito vença o campeonato africano e para que Noruega, França, Croácia, Espanha, Alemanha ou Suécia ganhem o título do europeu, que acontece ano que vem.

 

Os chilenos enfrentam a Argentina na final, na segunda vez em que o Brasil está fora da final masculina do handebol no Pan. A outra tinha sido em 1987.

João Meneses conquista o ouro no Pan (divulgação/UOL)
João Meneses conquista o ouro nos Jogos Pan-americanos (divulgação/UOL)

            Finalmente, campeão:

Depois de 12 anos e duas edições de Jogos Pan-americanos, o Brasil conquista a medalha de ouro no tênis masculino. Em outro confronto Brasil x Chile, João Meneses bateu Tomas Barrios por 2 sets a 1 (7/5, 3/6 e 6/4). Além disso, Meneses garantiu vaga em Tóquio com a participação na final. Ele precisa agora se manter entre os 300 melhores do ranking até junho de 2020. Atualmente é 212º.

 

No feminino, Carol Meligeni perdeu para a paraguaia Veronica Cepede-Royg por 2 sets a 0 (6/4, 6/3) e perdeu a medalha de bronze.

equipe brasileira do Hipismo CCE terminou com a prata e está em Tóquio

                Hipismo:

Também está nos Jogos Olímpicos a equipe de hipismo CCE (concurso completo, provas de saltos e adestramento juntas). O Brasil superou o Canadá e fechou com a medalha de prata. Estados Unidos foi ouro. Além disso, Carlos Parro ficou com o bronze no individual.

 

                Três medalhas:

Na etapa cinco estrelas de Viena do Circuito Mundial de vôlei de praia, o Brasil terminou com dois vice-campeonatos e uma medalha de bronze. No masculino, Alison/Álvaro Filho perderam para Mol/Sorum, da Noruega, por 2 sets a 0 (21/11 e 21/17). Já Carol Solberg/Maria Elisa perderam na final para as campeãs mundiais Melissa Humana-Paredes/Sarah Pavan, enquanto Agatha/Duda conquistaram a medalha de bronze

Com o terceiro lugar, Agatha/Duda ultrapassaram Ana Patrícia/Rebecca na corrida Olímpica, que terminaram a etapa de Viena em 9º. Agora, a dupla soma 5910 pontos, contra 5750 de Ana e Rebecca. Alison/Álvaro Filho se distanciaram de André/George e de quebra aproximaram-se de Evandro/Bruno Schmidt. O ranking olímpico masculino mostra Evandro e Bruno com 5570 pontos, enquanto “Mamute” e Alvinho estão com 5200. André e George somam 4450. Vão aos jogos duas duplas por gênero para cada país.