Bloquinho de artistas curitibanos retoma atividades e marca presença no pré-carnaval 2023


O Bloco Independente Social Carnavalesco de Artistas e Técnicos em Espetáculos e Shows – BISCATES, volta a agitar o pré-carnaval curitibano no próximo fim de semana.

No sábado, 11, o grupo formado por artistas da capital se reúne em frente ao Café do Teatro para concentração. Ao som de marchinhas e de outras músicas que fazem parte do repertório da época, a banda segue pela Rua XV de Novembro em direção ao Teatro Guaíra e retorna ao ponto inicial onde a festa continua até o fim do dia.

Depois de dois anos sem atividades por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a folia de 2023 é marcada pelo retorno do bloco que tem ensaiado no palco do Café do Teatro – que também reabriu as portas neste ano.

BLOCO BISCATES

Coincidência ou não, a ideia de criar um bloquinho conduzido por artistas da capital surgiu entre uma cerveja de garrafa e outra dentro do Café do Teatro, em 2020.
A festa, organizada de última hora na época e pensada para todos e todas, reuniu cerca de trezentas pessoas.

“Esse é o objetivo primeiro dele: dos artistas para os artistas. Acho que ele pode ser essa coisa mais irreverente e também sem etarismo. Uma coisa para todas as idades”, explica Giovana Soar uma das organizadoras.

CAFÉ DO TEATRO

Criado em 1987, ainda chamado de Café Poesia, o Café do Teatro
reunia, desde então, o público formado por artistas, jornalistas e admiradores da cultura. “A proximidade do Guaíra e a frequência de gente nessa região era muito forte. Era gente ligada à cultura. O Leminski era um habitué do Café Poesia, a Alice Ruiz, logicamente. Tinham jornalistas como o Jacques Brand, cineastas, artistas, bailarinos. As pessoas se reuniam nele, nessa época, para criar situações culturais interessantes.
Eram produzidos ali espetáculos de dança, de teatro, livros”, relembra Ruben Frota, o primeiro dono do estabelecimento. Foi em 1989 que Ulle Fulgraff assumiu o ponto e batizou, dali em diante, com o nome que todo mundo já ouviu falar: o Café do Teatro.
“Foi em um ato impensado!”, define o iluminador teatral Beto Bruel, sobre a compra do estabelecimento em 1997.

“Mas imagina quantos projetos não partiram dali, de uma conversa de bar? Era um ambiente de troca de ideias porque os jornalistas saiam do jornal e se juntavam com os artistas. No Café e no Bar Palácio que isso acontecia. Dentro da história do teatro paranaense, o Café do Teatro tem uma porção significativa na formação de planos e ideias. E, como nós vivemos de sonho, nada como proporcionar um lugar que possa contribuir para isso. Ajudamos muitas pessoas a sonhar”, complementa. Bruel, terceiro proprietário antes da última venda, segue otimista com as novidades que chegam nesta nova temporada do Café do Teatro.

SERVIÇO BLOCO BISCATES

QUANDO: 11 DE FEVEREIRO DE 2023 – SÁBADO
HORÁRIO: 15H
ONDE: CAFÉ DO TEATRO (CONCENTRAÇÃO)
ENDEREÇO: RUA XV DE NOVEMBRO, 1037, CENTRO, CURITIBA/PR

.

Fotos: Divulgação