Beatles ganham leitura clássica em concerto especial da Orquestra Sinfônica do Paraná


A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) realiza no próximo domingo, 18 de maio, às 10h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), uma apresentação única que propõe uma imersão no universo dos Beatles sob a ótica da música clássica. Com regência do maestro convidado João Maurício Galindo, o concerto “OSP apresenta Projeto Beatles” não será um tributo tradicional, mas sim uma interpretação conceitual que evidencia a influência da música erudita no trabalho da icônica banda britânica.

Com arranjos inéditos assinados por Fábio Prado, o repertório revisita composições emblemáticas como Yesterday, Let It Be, Eleanor Rigby e While My Guitar Gently Weeps, revelando novas camadas sonoras e ressaltando o papel do produtor George Martin na transformação estética do grupo. O programa também inclui sucessos como Hey Jude, Blackbird, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band e All You Need Is Love.

A iniciativa é parte da celebração dos 40 anos da OSP, que ao longo de quatro décadas se consolidou como a maior orquestra pública do Paraná, sendo um dos pilares do Centro Cultural Teatro Guaíra. “Unindo a música clássica a grandes sucessos populares, sempre com muita qualidade artística, a OSP é uma das grandes responsáveis pela formação de plateia para os palcos paranaenses”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O projeto é uma realização conjunta da OSP, do Teatro Guaíra e do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP), com patrocínio do Colégio Positivo. Para Luciana Casagrande Pereira, secretária da Cultura do Paraná, o concerto reforça o compromisso da orquestra com a diversidade artística e com a democratização da música de concerto.

Segundo o maestro Galindo, o objetivo da apresentação é mostrar como os Beatles incorporaram elementos da música clássica ao seu processo criativo, especialmente após a chegada de George Martin, que trouxe uma nova abordagem para a sonoridade do grupo. “Os Beatles se voltaram para outras formas de música e mudaram completamente de estilo, explorando harmonias complexas e texturas sofisticadas que aproximam o pop da música erudita”, explica.

Além do caráter sensorial, o concerto também tem uma proposta pedagógica: apresentar novas escutas para canções consagradas e destacar a fusão entre o popular e o clássico como um marco na história da música. “Nosso concerto pretende evidenciar esse processo, com respeito à obra e à inteligência musical que ela contém”, afirma Samuel Ferrari Lago, presidente do IAOSP.

Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada) e estarão à venda a partir de 13 de maio no site DeuBalada.com e na bilheteria do Teatro Guaíra. A classificação etária é de 7 anos e a duração estimada do concerto é de 1h30.

Maestro João Maurício Galindo