Entre os indicados ao Oscar deste ano, alguns filmes são obras produzidas ou distribuídas pela Netflix, algo que tem se tornado cada vez mais frequente.
E na categoria principal, de Melhor Filme, dois deles marcam presença:
Ataque dos Cães, e Não Olhe Para Cima. Veja porque estes dois filmes merecem ser vistos, e têm chances de levar algumas estatuetas para casa na noite de gala mais glamorosa do cinema mundial.
Ataque dos Cães
Não é uma história sobre cachorros raivosos que atacam pessoas. O título original deste formidável drama rural, The Power of The Dog, remete a um versículo bíblico, do Salmo 22.
Jane Campion, diretora do aclamado romance de época O Piano, voltou a atrair os holofotes com sua primorosa direção deste denso filme que traz Benedict Cumberbatch (favorito a ganhar a estatueta de Melhor Ator), Jesse
Plemons, Kirsten Dunst (a MJ de toda uma geração) e Kodi Smit-McPhee numa trama surpreendente.
Os quatro merecidamente indicados nas categorias de atuação.
Uma mulher gentil, porém, insegura, que ganha de seu companheiro um piano e é “convidada” a tocar na presença de pessoas que mal conhece, isso é um presente ou um constrangimento? O quanto mudou hoje, em relação à outrora, a forma como a sociedade enxerga um jovem cujo físico e trejeitos não fazem
parte dos “padrões”? E a necessidade de uma falsa auto afirmação de um homem autoritário querendo esconder de todos seu verdadeiro “eu” constituem críticas certeiras deste longa.
Com um final inesperado, que nos deixa pensando no que foi isso que acabamos de ver, Ataque dos Cães é um filme que tem muito a dizer. É o recordista de indicações deste ano, concorrendo em 12 categorias.
Filme
Direção: Jane Campion
Roteiro Adaptado: Jane Campion
Ator: Benedict Cumberbatch
Ator Coadjuvante: Jesse Plemons
Ator Coadjuvante: Kodi Smit-McPhee
Atriz Coadjuvante: Kirsten Dunst
Fotografia
Edição
Design de Produção
Trilha Sonora
Som
Não Olhe Para Cima
É impressionante a capacidade que a Arte tem de ser reinterpretada das mais variadas formas, nos mais diferentes períodos, independentemente de qual foi sua intenção original. E quando isso acontece em plena época de seu lançamento, isso é mais admirável ainda. O roteirista, diretor e produtor Adam McKay criou uma história na qual um cometa está em rota de colisão com a Terra e é descoberto por cientistas que, por sua vez, ao espalharem a notícia, são a princípio desacreditados pelas autoridades, pela mídia e por grande parte do público.
Era para ser uma metáfora à crise climática, mas o panorama global tem se voltado para uma outra crise mundial… na qual Não Olhe Para Cima se encaixa plenamente. E viva a Arte! Com Leonardo DiCaprio e Jennifer
Lawrence encabeçando o elenco estelar, que vai de Meryl Streep a Ariana Grande, esta produção original Netflix é uma divertida sátira que veem ao mundo na hora certa, alfinetando muitas classes negacionistas por aí!
Não Olhe Para Cima concorre em quatro categorias:
Filme
Roteiro Original
Trilha Sonora
Edição
Obviamente, além destes dois, todos os demais filmes indicados têm seus méritos. Então, se você é cinéfilo(a), vale a pena procurar as outras produções, e se esbaldar com as maravilhas que o cinema de Hollywood, e do mundo, tem nos oferecido nesta temporada!
A 94ª cerimônia do Oscar, realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, acontecerá no Dolby Theatre, em Los Angeles, no dia 27 de Março, com transmissão ao vivo no Brasil pelo canal TNT e pelo Globoplay.