Agenda Tarsila: Palestras virtuais e gratuitas abordam obras fundamentais de Mário de Andrade 


Lançada em setembro de 2021 para celebrar os cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, plataforma indica eventos no Brasil e no mundo sobre o movimento modernista

Em celebração aos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Agenda Tarsila, lançada em setembro de 2021, já conta com mais de 916 eventos que celebram um dos momentos mais importantes da arte no Brasil. A plataforma conta com entrevistas, vídeos exclusivos, linha do tempo especial sobre os modernistas e eventos culturais para quem deseja se aprofundar ainda mais no tema. Nesta semana a Agenda destaca dois eventos que marcam a vida e a obra do escritor Mário de Andrade, com destaque para palestra online e gratuita, 25/10, que analisa os seus manuscritos e também outro encontro, 27/10, online, que apresenta detalhes sobre Macunaíma, uma de suas principais obras.

Confira!

A palestra Mário de Andrade Colecionador de Manuscritos: Escritores de seu Tempo, 25/10, 19h, online e grátis, com a professora emérita Telê Ancona Lopez, pretende revelar aspectos fundamentais da coleção de Mário de Andrade, por meio da análise da série de manuscritos de escritores de seu tempo preservada em seu acervo, atualmente salvaguardada no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP).

Já o encontro Mário Contra Macunaíma, 27/10, 19h, online e grátis, propõe ideias sobre a trajetória do escritor Mário de Andrade e estabelece conexões entre aspectos de sua obra mais famosa, Macunaíma, e sua atividade pública, especialmente no período em que exerceu o cargo de diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo (1935-1938). A atividade integra um ciclo de palestras em comemoração ao mês de aniversário de Mário de Andrade. Carlos Sandroni é professor da UFPE, um dos especialistas em Mário de Andrade e etnomusicologia.

Sobre a Agenda Tarsila

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (InstagramTwitterFacebookTikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.

.

Foto: Agenda Tarsila: Mário de Andrade (Divulgação)