Produção denuncia o descaso com indígenas ao longo dos séculos no Brasil
O filme A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Berlim, na seção Panorama. É o único longa brasileiro selecionado. O diretor volta à mostra depois de exibir Ex-Pajé, em 2018. Bolognesi assina o roteiro com Davi Kopenawa, escritor, xamã e líder político ianomâmi. O filme denuncia o descaso com indígenas ao longo dos séculos, agravado no atual governo e com a pandemia de covid-19.
A Última Floresta, cuja estreia no Brasil está prevista para o segundo semestre deste ano, acompanha a rotina de um grupo ianomâmi que vive isolado em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos. O xamã Davi Kopenawa Yanomami busca proteger as tradições de sua comunidade e relatá-las para o homem branco que, segundo ele, nunca os viu, nem os ouviu.
A sessão Panorama do Festival de Berlim, acontece de 1º a 5 de março e de 9 a 20 de junho, em formato híbrido, misturando eventos presenciais e online.
Confira a sinopse do longa: “O filme retrata o cotidiano de um grupo Yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos. O xamã Davi Kopenawa Yanomami busca proteger as tradições de sua comunidade e contá-las para o homem branco que, segundo ele, nunca os viu, nem os ouviu. Enquanto Kopenawa tenta manter vivos os espíritos da floresta, ele e os demais indígenas lutam para que a lei seja cumprida e os invasores do garimpo retirados do território legalmente demarcado. Mais de 10 mil garimpeiros ilegais, que invadiram o local em 2020, derrubam a floresta, envenenam os rios e espalham Covid e outras doenças entre os indígenas”.
O longa, que é uma coprodução Gullane e Buriti Filmes, tem estreia prevista no Brasil no segundo semestre deste ano.
Além desse filme, uma coprodução entre Argentina e Brasil, Esquí, longa de estreia da cineasta argentina Manque La Banca, foi selecionado para a seção Fórum, dedicada ao cinema experimental. Nesta quinta-feira (11), serão divulgados os filmes que vão disputar a principal premiação do Festival de Berlim, o Urso de Ouro.