Na próxima semana, Curitiba será palco de três oficinas de escrita literária gratuitas, conduzidas por importantes nomes da literatura brasileira contemporânea. Os escritores Marcelo Ariel, Veronica Stigger e Índigo Ayer estarão na capital paranaense entre os dias 26 e 31 de maio para encontros presenciais que prometem enriquecer a formação de escritores e amantes da literatura.
As oficinas integram a terceira fase do projeto Novas Leituras Curitibanas II, promovido pela Pinguim Produções com incentivo da Fundação Cultural de Curitiba e da Servopa. As atividades são voltadas para maiores de 18 anos, têm vagas limitadas e já estão com inscrições abertas.
“Será uma semana de ações formativas aos praticantes e amantes da escrita. Os escritores vêm de outras cidades e apresentam grande experiência no desenvolvimento de oficinas e grupos de escrita. Serão encontros enriquecedores com três vozes ímpares da literatura brasileira contemporânea”, destaca o produtor cultural Ali Freyer.
Programação
Oficina de Escrita Orgânica – Índigo Ayer
– Casa da Leitura Nair de Macedo (Rua da Capitania, 57 – Guabirotuba)
– De 26 a 29 de maio, das 9h30 às 11h30
– Inscrições
Índigo, escritora, jornalista e roteirista, propõe uma reflexão sobre o processo criativo da escrita como cultivo:
“Vamos destrinchar as etapas de criação literária e utilizar diferentes técnicas para o cultivo do texto; sempre num ambiente acolhedor e inspirador, ao som do canto dos passarinhos”, afirma.
Oficina Do Fato à Ficção – Veronica Stigger
– Casa da Leitura Wilson Bueno (Av. Rep. Argentina, 3430 – Portão)
– Dias 29 e 30 de maio, das 18h às 22h
– Inscrições
Com base em reflexões como a do escritor russo Viktor Chklóvski, Stigger propõe:
“Vamos examinar certos aspectos que fazem um texto literário, trabalhar na fronteira entre o fato e a ficção, a realidade e a literatura”.
Oficina Como Sair da Frente do Poema – Marcelo Ariel
– Casa da Leitura Wilson Bueno (Av. Rep. Argentina, 3430 – Portão)
– Dias 30 e 31 de maio, das 13h30 às 17h30
– Inscrições
Poeta e ensaísta, Ariel compartilhará sua experiência de três décadas dedicadas à poesia:
“Durante os encontros, vou expor parte do resultado de meus 30 anos de prática e pesquisa sobre o poema e suas alteridades”, explica.
Certificação e continuidade
Todas as oficinas têm duração de 8 horas presenciais, além de 2 horas de atividades assíncronas. Os participantes que tiverem presença mínima de 75% receberão certificado.
Segundo Ali Freyer, a programação literária continua ao longo do ano:
“Ainda vamos realizar até o fim deste ano 100 Rodas de Leitura em espaços públicos e mais 20 vídeo-performances literárias feitas por artistas da capital”.
Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected] ou pelas redes sociais da Pinguim Produções.