Bloco Rancho das Flores anima carnaval de rua de Curitiba com foliões da terceira idade


O carnaval de rua de Curitiba promete muita animação e energia no desfile do tradicional Bloco Rancho das Flores. Composto por 300 foliões com mais de 60 anos, o bloco será o quinto a desfilar na noite de sábado (1/3), levando alegria às ruas da cidade. O desfile acontecerá na Rua Marechal Deodoro, onde os idosos iniciarão a concentração às 18h40, entrando na avenida às 20h20. O percurso segue até a Praça Zacarias, ponto de dispersão da festa.

O bloco é formado por pessoas idosas atendidas nos serviços de convivência e em unidades de acolhimento da Fundação de Ação Social (FAS). Neste ano, o samba que embalará o desfile será “Se eu cheguei até aqui é para me divertir”, que também animou o Baile de Carnaval de Salão para Pessoas Idosas, evento que reuniu 600 participantes na última sexta-feira (21/2).

Participação especial e história do bloco

Os integrantes do Rancho das Flores são atendidos pela FAS nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Atividades para Pessoas Idosas (Catis) das dez regionais de Curitiba. Eles participam de diversas atividades ao longo do ano, como dança, coral, tai chi chuan e artesanato.

Este ano, o bloco também contará com cinco homens que viviam em situação de rua e hoje são acolhidos pela FAS, na Casa de Passagem Padre Pio, na Praça Solidariedade.

Uma das presenças marcantes no desfile será Leonir Lucinda dos Santos, de 89 anos, que ocupa há 36 anos o título de Rainha do Rancho das Flores. Apaixonada pelo carnaval, dona Leonir faz questão de participar ativamente dos bailes e do desfile na avenida.

Criado em 1989, o Rancho das Flores se consolidou como uma tradição no carnaval curitibano. No início, o bloco contava com letras próprias e fantasias desenvolvidas pelo estilista e carnavalesco paranaense Ney Souza, famoso por suas participações em bailes e concursos de fantasia do Rio de Janeiro entre as décadas de 1960 e 1980. Desde 1990, o bloco participa oficialmente da abertura do carnaval de rua de Curitiba e integra o calendário anual de eventos destinados à população idosa da cidade.

Fotos: Prefeitura Municipal de Curitiba.