O espetáculo ATRAVESSAR O MAR PARA SEMPRE chega ao Teatro Cleon Jacques para uma curta temporada


O grupo Teatro de Bagagem está realizando o Projeto CARAVANA – Espetáculo e Mediação Teatral para as Infâncias, e nesse final de semana apresenta o espetáculo ATRAVERSSAR O MAR PARA SEMPRE no Teatro Cleon Jacques, no Parque São Lourenço. São apenas apresentações e a entrada é gratuita

 Atravessar o Mar para Sempre – Fotos Créditos Lidia Ueta

A proposta artística do espetáculo “Atravessar o Mar para Sempre”, de autoria de Thiago Dominoni, reflete sobre as pessoas que estão em travessia constante, pessoas sem morada fixa, pessoas que tornam o medo um lugar para enfrentar e compreender. Sendo assim, somos apresentados a seis personagens que estão diante do mar, entre a busca e a espera de seus familiares perdidos. Nessa viagem eles tentam reencontrar e afirmar suas identidades.

O grupo ‘Teatro de Bagagem’ explora e investiga a diversidade das infâncias provenientes de diferentes áreas da cidade. Nessa perspectiva, o Teatro de Formas Animadas é visto como um espaço plural em que objetos, bonecos e imagens se unem às palavras para criar experiências entre o público e a obra. Todas as ações propostas neste projeto convergem para o objetivo de aproximar o público-alvo da criação e ampliar sua interação com o espetáculo durante a Mediação Teatral. Desse modo, o projeto concentra-se na relação entre cenografia, atores-manipuladores e bonecos, aprofundando as temáticas da dramaturgia e suas metáforas.

SINOPSE
De longe tudo está parado. De perto está bagunçado. Por dentro é pesado, mas é seguro e perigoso. Por fora você descobre o cheiro do sal, a ardência do sol e o medo, muito medo. Depois do medo, o frio. Você corre para o colo de quem cuida de você. Pode correr até para o colo de uma toalha. Muitas vezes, na frente do mar, você nem conhece quem te abraça. E quando o medo acaba você está lá novamente, do outro lado, marcando os pés na areia querendo voltar.

MEDIAÇÃO TEATRAL
Juntamente com a temporada do espetáculo, o projeto apresenta uma ação de Mediação Teatral com o público presente no teatro. Enquanto o público vai chegando ao espaço de apresentação, serão recepcionados por uma exposição (produzida por artistas/pesquisadores), que irão conduzir o público para uma imersão na temática do espetáculo.
Os estudantes que realizam as ações de mediação do projeto foram selecionados através de um chamamento direcionado para pessoas em formação na área artística. Após a seleção, os contemplados participaram de um período de pesquisa em Mediação Teatral, orientados pela professora Roberta Ninin, e onde foi estruturada a atividade que irá recepcionar o público na chegada ao teatro.

FICHA TECNICA
Direção: Dico Ferreira
Elenco: Naiara Parolin e Thiago Dominoni
Dramaturgia: Thiago Dominoni
Colaboração Dramatúrgica: Dico Ferreira, Bialopse, Igor Ribeiro e Naiara Parolin
Cenógrafo e Bonequeiro: Eduardo Santos
Bonequeira: Alyne Rocha
Figurinista: Gabrielle Windmuller
Costureira: Cristina Rosa
Iluminadora: Fábia Regina
Sonoplasta: Igor Ribeiro
Vozes: Bialopse, Igor Ribeiro, Naiara Parolin e Thiago Dominoni
Orientador de comicidade: Bialopse
Consultoria em Mediação Teatral: Roberta Ninin
Equipe de Mediação Teatral: Ana Katarina Duarte, Deni Henrique e Veronica Dias
Direção de Produção: Edran Mariano
Realização: Teatro de Bagagem

SERVIÇO:

ATRAVESSAR O MAR PARA SEMPRE – com o Grupo Teatro de Bagagem

dias 31 de agosto e 01 de setembro
sábado e domingo às 16h |
na Teatro Cleon Jacques (Parque São Lourenço)
ENTRADA GRATUITA

Os ingressos são distribuídos a partir das 15 hrs
Sujeito a lotação

Duração do espetáculo: 45 minutos