Com sessões esgotadas e texto intimista, “Todas as coisas maravilhosas” chega ao Festival de Curitiba


Espetáculo estrelado por Kiko Mascarenhas surgiu antes da pandemia e reestreou no ano passado. Serão duas apresentações no Teatro José Maria Santos

Um menino descobre que sua mãe sofre de depressão e resolve escrever listas de todas as coisas maravilhosas que podem ajudá-la a recuperar a vontade de viver, deixando-as em locais estratégicos para que ela encontre. Essa premissa singela e emocionante fez com que o público esgotasse em poucos dias todos os ingressos do espetáculo “Todas as coisas maravilhosas”, da Mostra Lucia Camargo do 32º Festival de Curitiba.

Estrelado por Kiko Mascarenhas, o espetáculo surgiu em 2019, no Teatro Poerinha, no Rio de Janeiro, onde fez uma pequena temporada que precisou ser encerrada com a chegada da pandemia. No ano passado, a reestreia foi marcada por uma temporada de sucesso no Teatro Poeira, com produção de Cristiana Lara Resende. Serão duas apresentações no Teatro José Maria Santos, nos dias 26 e 27 de março.

Todas as Coisas Maravilhosas é um elogio à vida e à redescoberta das pequenas alegrias que podem redesenhar a existência. Ao mesmo tempo em que celebra seus 40 anos de carreira no palco, Kiko Mascarenhas retoma seu primeiro monólogo, com texto dos ingleses Duncan MacMillan e Joe Donahue”, com tradução e adaptação de Diego Teza, conta o diretor Fernando Philbert, de “O Caso”, “Três Mulheres Altas” e “O Escândalo Philippe Dussaert”.


Kiko Mascarenhas – fotos: Cristina Resende

Em uma de suas montagens, o texto de “Todas as Coisas Maravilhosas” recebeu elogiosa resenha do The New York Times: “A peça de Macmillan, embora seja muito engraçada, é completamente consciente de que, quando encaramos perdas e depressão, uma grande força de vontade é exigida para lembrar porque vale a pena continuar vivendo. Essa busca é a potência que torna o texto fascinante“, escreveu o crítico Ben Brantley.

Na pele deste menino que dedica seus dias a salvar a mãe, e com a ajuda e participação do público, Kiko Mascarenhas vai criando ao longo da peça uma grande lista formada por coisas, lugares e sensações que remetem ao prazer e à alegria. O público participa – de forma consentida – sugerindo itens para a “lista da felicidade”, e/ou representando, a pedido do ator, alguma personagem da vida do menino. O espetáculo tem duração de 60 minutos e classificação indicativa de 14 anos.

Uma peça de teatro se realiza no encontro maravilhoso entre o público e o ator. No olhar da plateia é que as cenas ganham sentido e se tornam teatro. O teatro tem sua delicada tradução nesta parceria em cena. Esta peça é sobre viver. Sobre prestar atenção na vida em todos os seus pequenos detalhes. De um banho de chuva ao macarrão à bolonhesa. Que o espectador volte para casa e no caminho comece a sua lista: número um…”, reflete Philbert.

Segundo o ator, a peça propõe uma interação entre o ator e público de uma forma delicada, respeitosa, divertida e leve, sem nunca ser invasiva. “A história é contada junto com o público, que me ajuda nessa narrativa, fazendo com que cada apresentação seja verdadeiramente única”, explica Kiko Mascarenhas.

Como numa grande brincadeira coletiva, o ator recria esse universo repleto de imaginação (do personagem quando menino) e memórias (do personagem conforme vai crescendo), lançando mão de objetos simples do cotidiano como papel e lápis, caixas, meias, objetos de uso pessoal.

Ficha Técnica

Ator: Kiko Mascarenhas

Autores: Duncan Macmillan e Joe Donahue

Tradução e adaptação:  Diego Teza

Direção:  Fernando Philbert

Preparação de ator: Ana Luiza Folly

Iluminador: Vilmar Olos

Figurinista: Tereza Nabuco

Concepção cenográfica e Adereços: Luciane Nicolino e Mauro Vicente Ferreira

Direção de arte: Luciane Nicolino

Programação Visual/Design Gráfico: Vento Estúdio

Fotos arte e vídeos:  Gab Lara

Op de luz e som: Daniel Marques

Direção de Produção: Cristiana Lara Resende

Co-produção: Ufa! Produções Artísticas Ltda

Produção e Realização: KM ProCult

Produtora: Cristiana Lara Resende 

@todasascoisastestro @kikomascarenhas

 


Serviço:

Todas as coisas maravilhosas

Mostra Lúcia Camargo – 32º Festival de Curitiba

Datas: 26 e 27 de março

Local: Teatro José Maria Santos

Informações: www.festivaldecuritiba.com.br 
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no ParkShoppingBarigüi – piso térreo – (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville), de segunda a sábado, das 10h às 21h, e, domingos e feriados, das 12h às 20h.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clientes Banco do Brasil, clubes de desconto e associações.