O programa #trajanopelapaz, com produção e apresentação de Jussara Nascimento, tem como tema: Arte e Cultura de PAZ.
Convidado: Hara Kanta Das.
Monge Prabu Hara Kanta Das Bramacharie (uruguaio de 65 anos e membro do movimento desde 1980). Que retornou para Curitiba neste ano; com certeza ele é uma das lideranças espirituais mais simpáticas da nossa cidade, sempre em alto astral; responde a todas as perguntas, com sua delicadeza e generosidade. Realiza a interpretação “Bhagavad Gita”.
A partir de 2011, quando o Monge assumiu a presidência do templo de Curitiba, o movimento Hare Krishna veio crescendo no sul do Brasil, processo esse que culminou na constituição de uma rede integrada de projetos chamada por seus integrantes de ISKCON Sul Yatra, formada por quatro templos (em Curitiba, Itajaí, Florianópolis e Porto Alegre) e dois centros culturais (Camboriú e Blumenau). O movimento Hare Krishna foi oficialmente fundado no Ocidente, em Nova York, no ano de 1966, pelo renunciante bengali chamado Abhay Caranaravinda Bhaktivedanta Swami Prabhupada.
Posteriormente, foi trazido para o Brasil em diferentes ondas, a partir de 1973. Esse movimento é considerado uma manifestação contemporânea de uma das linhas do chamado hinduísmo tradicional; conhecida como vaishnavismo gaudiya, inaugurado por Sri Caitanya Mahaprabhu por volta de 1530.
Sobre Bhagavad Gita” é considerada a composição mais popular da Índia. É o mais importante dos textos védicos, tido como um guia de como viver melhor e mais iluminado. É uma das principais escrituras sagradas da cultura indiana, um dos pilares do hinduísmo religioso.
Para falar da Cultura de Paz e Movimento Hare Krishna em Curitiba, teremos nos estúdios da Rádio Cultura de Curitiba AM930, nesta sexta feira, 16hrs, a presença do Monge Hara Kanta Das.
#Cultura930 #trajanopelapaz
@jussara.nascimento.33