Evento será em homenagem a Ismine Lima, uma das criadoras dessa arte, falecida recentemente
A cidade de Paranaguá (PR) recebe de 08 a 15 de outubro a 2a Bienal de Teatro Lambe-Lambe. Serão quinze espetáculos, cinco intervenções teatrais de formas animadas e duas palestras sobre a arte do Teatro Lambe-Lambe.
Os espetáculos e intervenções teatrais serão levados aos principais pontos de circulação e de lazer da população parnanguara. Todas as peças e intervenções artísticas serão apresentadas na Feira do Artesão, no Aeroparque, Feira da Lua da Praça dos Leões, Trapiche de Nova Brasília na Ilha do Mel, Praça Cyro Abalem na Ilha dos Valadares, Praça Fernando Amaro e Praça de Eventos Mário Roque. Já as palestras e laboratórios serão na Casa da Cultura Monsenhor Celso.
Essa será a principal diferença em relação à primeira Bienal, que foi realizada no auge da pandemia de Covid-19 de forma remota, pela internet.
O Teatro Lambe-Lambe é uma arte genuinamente brasileira. Criado na década de 80 em Salvador, na Bahia, por Ismine Lima e Denise di Santos, este jeito de fazer teatro foi inspirado nas caixas fotográficas do século XIX.
As peças são encenadas no interior de caixas, envolvendo manipulação de bonecos e objetos cênicos em miniatura, com somente um espectador por vez.
Dessa maneira, os quinze espetáculos serão encenados simultaneamente, e os espectadores podem se revezar entre as peças que estão sendo apresentadas. Além disso, as intervenções artísticas vão garantir a animação e o encantamento de todos que estiverem presentes.
Os quinze espetáculos e cinco intervenções que integram a 2a Bienal de Teatro Lambe-Lambe são de diversos estados do Paraná, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, além da Argentina, Chile e Portugal. As intervenções artísticas são do Paraná, São Paulo, Chile e Peru.
…
2a Bienal de Teatro Lambe-Lambe de Paranaguá
Espetáculos de 08 e 15 de outubro de 2022.
Programação e informações: https://linktr.ee/BienalTLL