Primeira semana da comemoração ao bicentenário da independência do Brasil tem filme como “O Homem que Virou Suco”, “Branco Sai, Preto Fica” e “Madame Satã” no Cine Petra Belas Artes
Entre os dias 02 e 30 de junho, acontece a mostra “200 anos da Independência em 200 filmes”, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo para comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil através do cinema. Composta por uma seleção de cem curtas e cem longas-metragens nacionais, a mostra é realizada no Petra Belas Artes. Um recorte com 30 longas também poderá ser visto na plataforma on-line CulturaEmCasa, entre os dias 15 e 29 de junho.
A primeira semana de mostra presencial chega com algumas das maiores pérolas produzidas pelo cinema nacional de todos os tempos. O Homem que Virou Suco, de João Batista de Andrade, abre a programação de quinta-feira, e um dos filmes mais aclamados dos últimos anos, Branco Sai, Preto Fica de Adirley Queiroz, pode ser assistido no mesmo dia. A programação ainda conta com grandes clássicos como Limite de Mario Peixoto, Iracema: Uma Transa Amazônica de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, O Beijo da Mulher Aranha de Hector Babenco e Ganga Bruta, de Humberto Mauro, um dos primeiros filmes brasileiros, produzido em 1933, e o mundialmente premiado, Um Céu de Estrelas de Tata Amaral.
Além dos clássicos, essa primeira semana conta ainda com alguns dos maiores documentários produzidos no país, como Edifício Master de Eduardo Coutinho, Martírio de Vincent Carelli e Histórias Que Nosso Cinema (Não) Contava de Fernanda Pessoa, e grandes sucessos de bilheteria como, o estrelado pelo ator Paulo Gustavo, Minha Mãe É Uma Peça de André Pellenz e Que Horas Ela Volta? de Anna Muylaert, com Regina Casé.
Entre os curtas exibidos várias gerações de diretores compõe a Mostra, entre os filmes estão dois dos maiores clássicos curtas brasileiros, O Dia em que Dorival Encarou a Guarda (1986) de Jorge Furtado e José Pedro Goulart e Ilha das Flores (1989), também de Jorge Furtado, e também, filmes da nova geração de cineastas, como os
produzido pelos mineiros da Filmes de Plástico, Fantasmas (2010) de André Novais Oliveira e Constelações (2016) de Maurílio Martins, filmes dirigidos por mulheres como Alfazema (2019) de Sabrina Fidalgo e Não Me Prometa Nada (2010) de Eva Randolph e dois dos curtas mais assistidos pela nova geração de cinéfilos como Saliva (2007) de Esmir Filho e Eu Não Quero Voltar Sozinho (2010) de Daniel Ribeiro, entre outros.
Os filmes serão exibidos no Petra Belas Artes, região central de São Paulo, a preços populares (de R$ 4,00 e R$ 2 – meia entrada). A mostra ocupará a sala 4 do Petra Belas Artes com pelo menos quatro sessões diárias compostas por um curta, seguido de um longa-metragem. E em formato online e gratuitamente pela plataforma de streaming e vídeo por demanda do Governo do Estado #CulturaEmCasa, gerida pela Amigos da Arte.
Segue abaixo a programação da primeira semana presencial da Mostra: 2 a 8 de junho
02.06 – Quinta-feira
13h30 O Homem que Virou Suco
Brasil, 1981, Drama, 97 min
Direção: João Batista de Andrade
Classificação: 16 anos
Elenco: José Dumont, Dominguinhos, Ruth Escobar e Vital Farias.
Sinopse: Um poeta popular do Nordeste chega a São Paulo, sobrevivendo apenas de suas poesias e folhetos. A sua vida muda quando ele é confundido com o operário de uma multinacional que matou o patrão em uma festa.
Curta-Metragem – Libertários
Brasil, 1976, Documentário, 29 min.
Direção: Lauro Escorel
Classificação: 10 anos
Sinopse: O filme descreve apoiado em fotos e músicas da época a influência do movimento anarquista na conscientização do nascente operariado brasileiro, em fins do século XIX e início do século XX. Nesse tempo, no estado de São Paulo, o acelerado processo de industrialização forma um proletariado urbano, com marcada presença de imigrantes italianos de formação anarquista. Organizados, conseguem expandir seu movimento e promover as primeiras greves, a fim de obter acordos e melhores condições de trabalho. Após 1917, os efeitos da
Revolução comunista ocorrida na Rússia exacerbam a repressão contra o anarquismo e o movimento se extingue com a prisão e deportação de seus principais líderes.
16h Anuska, Manequim e Mulher
Brasil, 1968, Drama, 97 min
Direção: Francisco Ramalho Jr.
Classificação: 12 anos
Elenco: Marília Branco, Francisco Cuoco, Ivan Mesquita e Jairo Arco.
Sinopse: A aspirante a modelo Anuska encontra no empresário Sábato uma forma de concretizar suas ambições. Mas, em pouco tempo, um jornalista entra em jogo e conquista o coração da jovem. Na tentativa de subir na
carreira, ela compromete seu romance com o homem que a apoia, além de levá-lo ao fracasso.
Curta-Metragem – Fantasmas
Brasil, 2010, Drama, 11 min
Direção: André Novais Oliveira
Classificação: 12 anos
Elenco: Gabriel Martins, Maurílio Martins e Gabriela Monteiro.
Sinopse: Um homem espera no topo do telhado com seu amigo enquanto filma a rua na esperança de pegar uma determinada pessoa na fita.
18h30 Baile Perfumado
Brasil, 1997, Drama, 93 min
Direção: Paulo Caldas e Lírio Ferreira
Classificação: 16 anos
Elenco: Duda Mamberti, Luiz Carlos Vasconcelos, Aramis Trindade e Jofre Soares
Sinopse: O filme baseado no documentário do libanês Benjamin Abrahão acompanha a vida diária do cangaceiro “Lampião” e todo seu bando, mostrando como o documentarista conseguiu ser aceito pelo grupo, registrar depoimentos e filmá-los em ação.
Curta-Metragem – Babá 105
Brasil, 2018, Documentário, 5 min.
Direção: Felipe Bibian
Classificação: Livre
Sinopse: Encontrei a foto no fundo de uma gaveta. Um único registro. No verso, estava escrito: Vovó, já com 105 anos, mas ainda muito bem. Um filme de família.
21h Branco Sai, Preto Fica
Brasil, 2014, Documentário, 93 min
Direção: Adirley Queirós
Classificação: 12 anos
Elenco: Marquim do Tropa, Shockito, Dilmar Durães e Gleide Firmino.
Sinopse: Tiros em um baile de black music em Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.
Curta-Metragem – O Dia em que Dorival Encarou a Guarda
Brasil, 1986, Drama, 14 min.
Direção: Jorge Furtado, José Pedro Goulart
Classificação: 14 anos
Elenco: João Acaiabe, Sirmar Antunes, Zé Adão Barbosa, Pedro Santos
Sinopse: Numa prisão militar, numa noite de muito calor, Dorival, o preso da cela quatro, tem apenas uma vontade: tomar um banho. Entre ele e a realização de seu desejo, a burrice de uma estrutura que não aceita a vontade individual de seus carcereiros, muito menos de seus presos.
03.06 – Sexta-feira
15h Limite
Brasil, 1931, Drama/Mudo, 120 min
Direção: Mário Peixoto
Classificação: 12 anos
Elenco: Olga Breno, Tatiana Rey e Raul Schnoor.
Sinopse: Em um pequeno barco à deriva, duas mulheres e um homem relembram seu passado recente. Uma das mulheres escapou da prisão; a outra estava desesperada; e o homem tinha perdido sua amante. Cansados, eles param de remar e se conformam com a morte, relembrando as situações de seu passado. Eles não têm mais força ou desejo de viver e atingiram o limite de suas existências.
Curta-Metragem – Constelações
Brasil, 2016, Ficção, 25 min
Direção: Maurílio Martins
Classificação: Livre
Elenco: Stine Krog-Pedersen e Renato Novaes e as vozes de Karine Teles e Ítalo Laureano
Sinopse: Dois estranhos percorrem juntos uma jornada noite adentro. Ela, que não fala português, vai em busca do passado. Ele, que não fala a língua dela, se afoga nas incertezas do futuro.
18h Saneamento Básico: O Filme
Brasil, 2007, Comédia, 112 min
Direção: Jorge Furtado
Classificação: 12 anos
Elenco: Wagner Moura, Camila Pitanga, Fernanda Torres e Lázaro Ramos.
Sinopse: Moradores batalham para conseguir tratamento de esgoto na pequena vila onde vivem, e descobrem que não há verbas para solucionar o problema.
Curta-Metragem – Ilha das Flores
Brasil, 1989, Documentário, 13 min
Direção: Jorge Furtado
Classificação: 10 anos
Elenco: Ciça Reckziegel, Douglas Trainini e Paulo José
Sinopse: Um ácido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.
21h Madame Satã
Brasil, 2002, Drama/Musical, 100 min
Direção: Karim Ainouz
Classificação: 16 anos
Elenco: Lázaro Ramos, Marcélia Cartaxo, Flávio Bauraqui e Renata Sorrah.
Sinopse: Uma história inspirada na vida de uma das figuras mais marcantes da cultura popular brasileira, João Francisco dos Santos (1900-1976). Por sua vez, bandido, travesti, lutador de rua, cozinheiro de bordel, condenado e pai de sete filhos adotivos, dos Santos – mais conhecida como Madame Satã – também foi um notório travesti que ultrapassou as fronteiras sociais em um tempo volátil.
Curta-Metragem – Alfazema
Brasil, 2019, Drama,, 24 min
Direção: Sabrina Fidalgo
Classificação: 14 anos
Elenco: Shirley Cruz, Elisa Lucinda, Bruna Linzmeyer, Bianca Joy-Porte
Sinopse: É carnaval e Flaviana vive um difícil dilema: como se livrar do amante que se recusa a sair de seu chuveiro?
04.06 – Sábado
14h15 Um Céu de Estrelas
Brasil, 1996, Drama, 80 min
Direção: Tata Amaral
Classificação: 16 anos
Elenco: Leona Cavalli, Paulo Vespúcio, Lígia Cortez e Néa Simões.
Sinopse: Dalva é uma cabeleireira que trabalha na periferia de São Paulo e acaba de ganhar uma passagem para os Estados Unidos. Seu namorado a prende em casa para que não viaje, mas a polícia e a imprensa cercam o local enquanto os dois discutem.
Curta-Metragem – Não Me Prometa Nada
Brasil, 2016, Ficção, 21 min
Direção: Eva Randolph
Classificação: Livre
Elenco: Roberto Sun, Lin Mohsi, Vivian Yang, Pedro Li
Sinopse: Hua e Ayon são primos chineses que acabam se apaixonando secretamente, mas logo são separados quando Ayon é chamado para voltar para a China. O reencontro está marcado nas ruas da Tijuca, decoradas para o Ano Novo chinês às vésperas das Olimpíadas.
16h30 O Menino e o Mundo
Brasil, 2013, Infantil/Aventura, 80 min
Direção: Alê Abreu
Classificação: Livre
Elenco: Vinicius Garcia, Lu Horta, Marco Aurélio Campos e Felipe Zilse.
Sinopse: Sofrendo com a partida do pai para a cidade grande, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por bug-engines e seres estranhos. Uma animação inusitada com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno pelo olhar de uma criança.
Curta-Metragem – Saliva
Brasil, 2007, Comédia/Drama, 15 min
Direção: Esmir Filho
Classificação: Livre
Elenco: Gabriel Cavicchioli, Hellen Vasconcelos, Mayara Comunale, Claudia Vann
Sinopse: Uma menina aos 12 anos frente ao seu primeiro beijo. Dúvidas e medos mergulhados em SALIVA.
18h30 Ganga Bruta
Brasil, 1933, Drama, 82 min
Direção: Humberto Mauro
Classificação: Livre
Elenco: Durval Bellini, Dea Selva e Lu Marival.
Sinopse: Na noite de núpcias, um homem descobre que sua mulher não era virgem e, enfurecido, a mata. Absolvido, vai para uma pequena cidade, contratado para prestar serviços de construção e acaba apaixonando-se por uma jovem inocente. O filme traça um retrato da vida brasileira nos anos de 1930, com sua violência urbana e repressão sexual.
Curta-Metragem – O Sanduíche
Brasil, 2000,Ficção, 13 min
Direção: Jorge Furtado
Classificação: 10 anos
Elenco: Janaína Kremer, Felipe Mônaco, Nelson Diniz, Milene Zardo
Sinopse: Os últimos momentos de um casal: a hora da separação. Mas o fim de alguma coisa pode ser o começo de outra. Outro casal, os primeiros momentos: a hora da descoberta. Encontros, separações e um sanduíche. No cinema, o sabor está nos olhos de quem vê.
20h30 Raul – O Início, o Fim e o Meio
Brasil, 2012, Documentário/Música, 128 min
Direção: Walter Carvalho
Classificação: 14 anos
Elenco: Raul Seixas, Daniel de Oliveira, Caetano Veloso e Paulo Coelho.
Sinopse: Desvenda através de imagens raras de arquivo, encontros com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, a trajetória da lenda do Rock. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente. Rock’n Roll, amor livre, Sociedade Alternativa, drogas, magia negra, ditadura militar, mulheres e filhas. Um homem que queria viver da sua obra e morreu por ela.
Curta-Metragem – Mutante
Brasil, 2002,Drama, 20 min
Direção: Rubens Rewald, Rossana Foglia
Classificação: 10 anos
Elenco: Flavia Pucci, Petrônio Gontijo, Antônio Petrin, Adriano Cypriano
Sinopse: “Pedro e Julia moram juntos. Pedro adora os Mutantes. Julia quer ser cantora lírica. Pedro gosta das coisas como estão. Já Julia…
05/06 – Domingo
13h15 O Beijo da Mulher Aranha
Brasil, 1985, Drama, 120 min
Direção: Héctor Babenco
Classificação: 14 anos
Elenco: William Hurt, Raúl Julia, Sônia Braga e José Lewgoy.
Sinopse: Dois prisioneiros dividem a mesma cela e aprendem a conviver e a se respeitar. Um deles é homossexual e distrai, através das histórias que conta, seu companheiro de cela, um preso político que sofre por estar longe da mulher que ama.
Curta-Metragem – Eu Não Quero Voltar Sozinho
Brasil, 2010,Drama, 17 min
Direção: Daniel Ribeiro
Classificação: Livre
Elenco: Ghilherme Lobo, Fabio Audi, Tess Amorim, Nora Toledo
Sinopse: A vida de Leonardo, um adolescente deficiente visual, muda com a chegada de Gabriel, um novo aluno em sua escola. O jovem vive a inocência da descoberta do amor e da homossexualidade, ao mesmo tempo em que lida com o ciúme da amiga Giovana.
15h45
Ladrões de Cinema
Brasil, 1977, Comédia, 127 min
Direção: Fernando Coni Campos
Classificação: 14 anos
Elenco: Ruth de Souza, Milton Gonçalves, Grande Otelo e Antonio Pitanga.
Sinopse: Durante o carnaval, no Rio de Janeiro, uma equipe de cineastas norte-americanos têm seu material de filmagem roubado pelo bloco de índios que eles documentavam. Os ladrões, favelados do morro do Pavãozinho, resolvem eles mesmos fazer um filme tendo por tema a Inconfidência Mineira.
Curta-Metragem – Baile
Brasil, 2019,Drama, 18 min
Direção: Cíntia Bittar
Classificação: 12 anos
Elenco: Emilly de Jesus Patricia Saravy Adélia Domingues Garcia Elaine Sallas Giovana Valgas Adriane Canan Chico Caprario Osmarina Maria de Souza
Sinopse: Há dias que nos amadurecem mais. Andréa tem só dez anos etalvez ainda não perceba que seu dia foi assim.
18h30
Edifício Master
Brasil, 2002, Documentário, 110 min
Direção: Eduardo Coutinho
Classificação: Livre
Elenco: Fernando José, Vera Lúcia Maciel Savelle, Sérgio de Carvalho Casaes e Maria do Céu Aguiar da Silva.
Sinopse: O documentário registra o cotidiano dos moradores do Edifício Master, em Copacabana, e apresenta um rico painel de histórias. Com 276 apartamentos e 12 andares, o local serve de moradia aos entrevistados, que revelam dramas, solidões, desejos e vaidades.
Curta-Metragem – Edifício Tatuapé Mahal
Brasil, 2014,Drama/Animação, 10 min
Direção: Fernanda Salloum, Carolina Marcowickz
Classificação: 12 anos
Sinopse: A história da vida de Javier Juarez Garcia, um boneco de maquete argentino que veio trabalhar nos stands de venda de apartamentos de São Paulo aproveitando o boom imobiliário da cidade. Depois de uma
grande decepção, Juarez decide mudar de vida e seguir sem rumo pelo mundo. Mas ele não esquece do seu verdadeiro objetivo: voltar para São Paulo e resgatar sua honra.
21h
Eu Me Lembro
Brasil, 2005, Drama, 95 min
Direção: Edgard Navarro
Classificação: 16 anos
Elenco: Arly Arnaud, Valderez Teixeira, Lucas Valadares e Fernando Neves.
Sinopse: O crescimento de Guiga, nascido na cidade de Salvador, numa época provinciana. No contato com a mãe, Aurora, descobre a sexualidade e seus limites. Com o pai, Guilherme, temível, austero e puritano exacerbado, viverá muitos conflitos.
Curta-Metragem – O Castelo
Brasil, 2015,Documentário, 9 min
Direção: Alexandre Wahrhaftig, Guilherme Giufrida, Helena Ungaretti e Miguel Antunes Ramos
Classificação: Livre
Sinopse: Devidamente fortificado, um castelo de luxo à beira do rio Pinheiros, em São Paulo.
06/06 – Segunda-feira
15h Martírio
Brasil, 2016, Documentário, 162 min
Direção: Vincent Carelli
Classificação: 12 anos
Elenco: Myriam Medina Aoki, Tonico Benites, Oriel Benites e Tonico Medina.
Sinopse: Uma análise da violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil nos dias de hoje e que habita as terras do Centro-Oeste, entrando constantemente em conflito
com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam exterminar os índios e tomar as terras para si.
Curta-Metragem – Gericinó – Do Lado de Fora
Brasil, 2013,Documentário, 28 min
Direção: Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra
Classificação: 12 anos
Sinopse: Na véspera de Natal, as visitantes do Complexo Penitenciário de Gericinó esperam para encontrar seus familiares. Na madrugada, dividem histórias e contam um pouco sobre a realidade que as cerca
18h30
Minha Mãe É Uma Peça
Brasil, 2013, Comédia, 85 min
Direção: André Pellenz
Classificação: 12 anos
Elenco: Paulo Gustavo, Rodrigo Pandolfo, Mariana Xavier e Herson Capri.
Sinopse: Dona Hermínia é uma mãe dedicada, mas os filhos a consideram chata. Desprezada, ela decide passar um tempo na casa de sua tia para desabafar e relembrar o passado.
Curta-Metragem – Guida
Brasil, 2014, Animação, 12 min
Direção: Rosana Urbes
Classificação: Livre
Sinopse: Guida, uma doce senhora que trabalha há 30 anos como arquivista no Fórum da cidade, tem sua rotina entediante modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural. Através da sensibilidade criativa da personagem, o filme propõe uma reflexão sobre a retomada da inspiração artística, a
arte como agente transformador e o conceito do belo
21h
Histórias Que Nosso Cinema (Não) Contava
Brasil, 2017, Documentário, 79 min
Direção: Fernanda Pessoa
Classificação: 16 anos
Elenco: Fernando Torres, Sandra Bréa, Jece Valadão e Nuno Leal Maia.
Sinopse: Acompanhe uma releitura histórica sobre o período da ditadura militar no Brasil retratada por meio de imagens e sons exclusivos da pornochanchada, o gênero mais visto e produzido no país durante a década de 1970. A violência do Estado, a luta armada e a modernização brasileira são exemplos de situações históricas que podem ser visualizadas nessas obras cinematográficas.
Curta-Metragem – A Noite por Testemunha
Brasil, 2009,Drama, 24 min
Direção: Bruno Torres
Classificação: 12 anos
Elenco: Túlio Starling, Fidelis Baniwa, Diego Borges, Iuri Saraiva, Alessandro Brandão, André Reis
Sinopse: Cinco amigos se encontram; um índio se perde em uma cidade desconhecida. Juntos, eles viverão uma noite de inconsequência e culpa. Uma adaptação de um acontecimento real que chocou o Brasil.
07/06 – Terça-feira
15h Lavoura Arcaica
Brasil, 2001, Drama, 163 min
Direção: Luiz Fernando Carvalho
Classificação: 14 anos
Elenco: Selton Mello, Caio Blat, Raul Cortez e Leonardo Medeiros.
Sinopse: Numa atmosfera bem brasileira, mas dominada por um sopro universal da tradição clássica mediterrânea, “Lavoura Arcaica” é a versão ao avesso da parábola do Filho Pródigo. Transposição da obra homônima do escritor Raduan Nassar, o filme conta a história de uma família de imigrantes libaneses no interior do Brasil, trazendo para a tela temas como o amor, o incesto e as relações familiares. Drama trágico da eterna luta entre a tradição e a liberdade.
Curta-Metragem – O Órfão
Brasil, 2018,Drama, 15 min
Direção: Carolina Marcowickz
Classificação: 12 anos
Elenco: Clarisse Abujamra, Georgina Castro, Ivo Müller, Kauan Alvarenga
Sinopse: Jonathas, um menino órfão, é adotado por uma nova família. Logo depois, o garoto é devolvido ao orfanato com a justificativa de que ele age de um jeito feminino.
18h30 Iracema: Uma Transa Amazônica
Brasil, 1975, Drama, 90 min
Direção: Jorge Bodanzky e Orlando Senna
Classificação: 16 anos
Elenco: Paulo César Pereio, Edna de Cássia, Lúcio dos Santos e Elma Martins.
Sinopse: Em 1970, um motorista de caminhão, sulista, em Belém do Pará, durante as festas do Círio de Nazaré, conhece Iracema, uma jovem índia prostituída. Dá-lhe uma carona, deixando-a num lugarejo no meio da estrada. A viagem, como todo o filme, serve como pretexto para que sejam mostrados problemas da região – desmatamento, más condições de trabalho e saúde, venda de camponeses em confronto com a fantasiosa propaganda institucional.
Curta-Metragem – Gabriel Shaolin Mordock
Brasil, 2009, Drama, 19 min
Direção: Gabriel Martins
Classificação: Livre
Elenco: Mordock, Shaolin e Gabriel Martins
Sinopse: Mordock é cachorro. Shaolin é pedreiro. Gabriel é cineasta.
21h Sertânia
Brasil, 2019, Drama, 97 min
Direção: Geraldo Sarno
Classificação: 14 anos
Elenco: Lourinelson Vladmir, Julio Adrião, Vertin Moura e Edgar Navarro.
Sinopse: Quando o bando de Jesuíno invade a cidade de Sertânia, Antão é ferido, preso e morto. O filme projeta a mente febril e delirante de Antão, que rememora os acontecimentos.
Curta-Metragem – Lampião, O Rei do Cangaço
Brasil, 1937,Documentário, 11 min
Direção: Benjamin Abrahão
Classificação: 12 anos
Elenco: Virgulino Ferreira da Silva – o chefe cangaceiro Lampião – e seu grupo
Sinopse: Cenas da vida cotidiana de Virgulino Ferreira da Silva – o chefe cangaceiro Lampião – e seu grupo, captadas pelo cinegrafista Benjamin Abrahão. As formas de sobrevivência na paisagem do sertão, os gestos, os hábitos, as vestimentas, a alimentação. Orgulhosos de sua condição, os principais membros do grupo aparecem ostentando suas armas e suas habilidades de combate na caatinga. Maria Bonita e Lampião surgem em instantes de tensão e de descontração, ressaltando a harmonia do bando e, sobretudo, o rigor da vida de cangaceiro.
08/06 – Quarta-feira
13h45 Anahy de las Misiones
Brasil, 1997, Drama, 110 min
Direção: Sérgio Silva
Classificação: 16 anos
Elenco: Araci Esteves, Marcos Palmeira, Dira Paes e Cláudio Gabriel.
Sinopse: A saga de uma mulher que luta pela sobrevivência durante o período mais conturbado da história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Arrastando um velho carroção sem bois, Anay e seus filhos enfrentam a guerra, a morte e o medo. Seu único objetivo é manter a família unida. Eles perambulam pelo Rio
Grande do Sul entre farroupilhas e caramurus. Inevitavelmente, o conflito se infiltra em sua vida e Anahy assiste impotente a dissolução de sua família.
Curta-Metragem – Barbosa
Brasil, 1988,Drama, 13 min
Direção: Ana Luíza Azevedo, Jorge Furtado
Classificação: Livre
Elenco: Antônio Fagundes Pedro Santos Victor Castel
Sinopse: Rapaz volta a 16 de julho de 1950 para tentar evitar a falha do goleiro Barbosa, que tirou a Copa do Mundo de Futebol do Brasil em plena inauguração do estádio do Maracanã.
16h30 Belair
Brasil, 2009, Documentário, 80 min
Direção: Bruno Safadi e Noa Bressane
Classificação: 12 anos
Elenco: Júlio Bressane, Jorge Loredo, Maria Gladys e Helena Ignez.
Sinopse: Resgata a história da produtora cinematográfica Belair Filmes, criada por Júlio Bressane e Rogério Sganzerla. Entre fevereiro e maio de 1970, realizou sete filmes de longa metragem que permanecem pouco conhecidos. Interditados pela censura da época, esses filmes de ficção revelam imagens que representam o desprendimento da liberdade e o fim de um cinema transformador.
Curta-Metragem – Alguma Coisa Assim
Brasil, 2006,Drama, 15 min
Direção: Esmir Filho
Classificação: 10 anos
Elenco: Caroline Abras, Daniel Tavares, André Antunes
Sinopse: Caio e Mari, dois adolescentes, saem à noite pelas ruas de São Paulo em busca de diversão. Entre sons e silêncios, descobrem mais sobre si mesmos.
18h30 Que Horas Ela Volta?
Brasil, 2015, Drama/Comédia, 70 min
Direção: Anna Muylaert
Classificação: 12 anos
Elenco: Camila Márdila, Karine Teles, Regina Casé e Michel Joelsas.
Sinopse: A pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica. Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, porém o seu comportamento complica as relações na casa.
Curta-Metragem – Desaparecido
Brasil, 2020,Drama, 21 min
Direção: Gabriel Calamari
Classificação: 16 anos
Elenco: Thalles Cabral, Giovanni Gallo, Júlia Oristanio, Bruno Kott, Jeyne Stakflett, Emmilio Moreira, Theo Almeida, Laura Rodrigo, Gustavo Canovas
Sinopse: Tim e Renan, dois angustiados jovens da classe média paulistana, estão prestes a completar a faculdade de cinema. Tinham tudo calculado: depois da entrega do último trabalho, fugiriam juntos, sem rumo. O trabalho, porém, mudaria suas vidas para sempre.
21h Adoniran – Meu Nome É João Rubinato
Brasil, 2018, Documentário, 92 min
Direção: Pedro Serrano
Classificação: 12 anos
Elenco: Adoniran Barbosa, Carlinhos Vergueiro, Elis Regina e Eduardo Gudin.
Sinopse: A vida e a obra de Adoniran Barbosa (1910-1982), o maior nome do samba paulista, autor de sucessos como “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”. Por meio do acervo pessoal do artista, imagens de arquivo raras e depoimentos de amigos e familiares, descobrimos um personagem multifacetado, que retratou a sua São Paulo em canções e personagens de rádio. Tendo a cidade como coadjuvante, o documentário traça um paralelo entre a metrópole de hoje e aquela vivida por Adoniran.
Curta-Metragem – Os Óculos do Vovô
Brasil, 1913,Comédia, 15 min
Direção: Francisco Santos
Classificação: Livre
Elenco: Jaime Cardoso, Oscar Araújo Costa, Graziela Diniz, Jorge Diniz
Sinopse: O menino peralta pinta os óculos de seu avô enquanto este dorme. Ao acordar, o avô leva um susto, diante da cegueira imaginada, criando uma série de confusões dentro de casa.
Serviço
Mostra: 200 anos da Independência em 200 filmes
Data: 2 a 30 de junho de 2022
Horários: Sessões diárias (em breve a programação completa)
Ingresso: R$ 4,00 e R$ 2 (meia entrada)
Onde: Cine Petra Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423
Sala 4 (144 lugares)
Mostra Online – 30 filmes
Data: 15 a 29 de junho de 2002
Ingresso: Gratuito
Onde: #CulturaEmCasa
www.culturaemcasa.com.br
Foto: “Branco Sai, Preto Fica” – Divulgação