
- Este evento já passou.
Caravana Cultural leva estrutura de 9 metros para apresentações circenses na Ilha do Mel
24 | janeiro | 2022 - 30 | janeiro | 2022

Ação levou apresentações de circo para moradores e veranistas da Ilha do Mel
A Caravana Cultural – ação itinerante cultural que leva várias frentes artísticas, como performances, espetáculos teatrais e apresentações circenses –, além de atividades e oficinas para crianças, jovens e adultos, nos principais balneários de veraneio do Paraná nesta temporada, promoveu nesta semana, dois dias de encanto e arte na Ilha do Mel, em Encantadas.
Na oportunidade, os moradores e turistas puderam acompanhar um show especial com uma estrutura de duas torres de 9 metros de altura e um palco, que acomoda números aéreos de trapézio, lira e faixa, assim como espetáculos de palhaços, bambolês, cubo, fogo, parada de mão, entre outros, no solo, que atraem os olhares e aplausos do público. “É um show completo, com várias frentes artísticas. Essa é a finalidade da Caravana Cultural, o encontro. Encontro de diferentes vertentes das artes, de perfis de profissionais, de públicos. Essa é a verdadeira essência da arte”, explica Carol Scabora, coordenadora de produção da Caravana Cultural.
A produtora também lembra que a experiência na Ilha do Mel foi marcante, tanto para a equipe da caravana, como para o público, mostrando que é possível levar o encanto do circo para todos os lugares. “Cinco artistas se propuseram a embarcar para uma ilha com essa grande estrutura, montar e desmontar embaixo de chuva, comprovando que é possível acessibilizar a arte circense também em comunidades insulanas, da mesma forma que fizemos nas cidades praianas”, completa.
Ao todo, mais de 750 pessoas acompanharam o espetáculo, entre eles, vários moradores da Ilha do Mel, como a dona de casa Maria Valentim, que há mais de 30 anos não via um espetáculo de circo. “Meu neto veio me dizer que iria ter um circo na ilha. Eu não acreditei, pois eles nunca acabam vindo pra cá, pela dificuldade de travessia e por termos limitações de pessoas aqui. Quando fui ver se era verdade, me emocionei. Fazia muitos anos, mais de 30, que não via um show de circo. Larguei minhas coisas que estava fazendo pra amanhã na cozinha e fui aproveitar a novidade“, comentou.
Equipe conta com grande experiência no mundo do circo
Além da coordenadora do projeto, Carol Scabora, educadora artística licenciada pela UNESPAR, atuaram nesta fase da Caravana Cultural, artistas experientes em circo, como Andressa Rodrigues (22 anos), nascida “debaixo da lona”, que realiza números aéreos, magias e ótimo conhecimento técnico. É neta do conhecido Palhaço Palito e tem no seu DNA a marca do circo. Já o jovem Gean Rodrigues (21 anos), irmão de Andressa, é malabarista, sonoplasta, trapezista e, também, nasceu dentro do circo. É neto e filho de palhaço e atua no picadeiro desde criança, oportunidade em que domina diversas frentes de ações circenses. Também marcou presença na equipe Eliezer Rodrigues (23 anos), que atua com parada de mão e números de faixa. Por conta da pandemia, Eliezer tinha se afastado da arte, trabalhando em outra área, mesmo tendo em suas veias e na experiência de vida o mundo do circo. Mas, por conta do projeto Caravana Cultural (que também atuou no ano passado), teve a possibilidade de retornar para o setor artístico. Para completar Vitor Gregório (23 anos), também artista circense, realiza números de equilíbrio e desde criança se identificou com montagem e desmontagem de circo, e, tudo o que se relaciona com a parte do “fazer acontecer”. Responsável pela montagem da estrutura, ele, Eliezer e Gean, montam, desmontam, carregam, descarregam e apresentam o espetáculo.
“Por conta desta ótima experiência pudemos fazer um intercâmbio de funções. Eu, que sou atriz e que atuo na produção, pude ir para o palco durante a ação na Ilha do Mel e um dos colegas circenses, pode assumir o meu posto. Essa sempre foi a intenção da Caravana Cultural, o encontro de experiências“, finaliza Carol Scabora.
A programação da Caravana Cultural iniciou no dia 1º de janeiro e segue até o próximo dia 31. Já foram apresentados os espetáculos nos balneários de Praia de Leste, Shangrilá e em Ipanema, na Ilha do Mel (em Paranaguá) e Morretes. Ainda ocorrerão ações em Matinhos/Caiobá e Guaratuba, a partir das 18h, nos postos do “Verão Paraná – Viva a Vida”.
A Caravana Cultural é um projeto promovido pelo Ministério do Turismo e apresentado pela Sanepar, pela Copel Pura Energia e pelo Paraná Governo do Estado.
Serviço:
Caravana Cultural
Gratuito
Programação: 1 e 2/1 – Shangrilá
7, 8e 9/1 – Ipanema
12 e 13/1 – Paranaguá/Ilha do Mel
.
(Créd. Murilo Cesca)
14 a 16/1 – Pontal do Paraná /Praia de Leste
16/1 – Morretes
21 a 23/1 – Matinhos/Caiobá
28 a 30/1 – Guaratuba
Horário: a partir das 18h, nos postos “Verão Paraná – Viva a vida”
Apresentação: Sanepar, Copel Pura Energia e Paraná Governo do Estado
Realização: Ministério do Turismo