A madrugada de quinta não foi boa para os tenistas brasileiros. Em Melbourne, João Meneses, atual campeão Pan-americano, e Gabriela Cé, #230 no ranking feminino, caíram no Quali do Australian Open.
Meneses foi eliminado pelo russo Evgeny Donskoy ao perder por por 2 sets a 1 (6/7, 6/ 1e 7/6[10-8]). Já Gabriela não ofereceu resistência à norte-americana Sachia Vickery, #151 da WTA, perdendo por 6/0 e 6/1.
Na terça, o paranaense Thiago Wild, #205 do mundo, já havia sido eliminado pelo alemão Peter Gojowczyk, #119 do ranking, ao perder por 2 sets a 0 (6/4 e 6/2).

Assim, o Brasil só terá Thiago Monteiro como representante de simples. Bruno Soares, Marcelo Melo e Marcelo Demoliner estarão nas duplas masculinas, e Luísa Stefani será a representante brasileira nas duplas femininas.
Chaveamento:
Foram sorteadas nessa quinta as chaves do Australian Open. O brasileiro Thiago Monteiro terá a difícil missão de eliminar o norte-americano John Isner, 20º do ranking, já na primeira rodada.
Entre os favoritos, o suíço Roger Federer estreia contra o estadunidense Steve Johnson; o sérvio Novak Djokovic enfrenta o alemão Jan Lenard Struff; e o espanhol Rafael Nadal entra em quadra diante do boliviano Hugo Dellian.

No feminino, a norte-americana Serena Williams, 23 vezes campeã de Grand-slams, enfrenta a russa Anastasia Potapova; já a australiana Ashleigh Barty, líder do ranking, estreia contra a ucraniana Lesia Tsurenko.
A outra irmã Williams, Venus, enfrenta logo na primeira rodada a garota Coco Gauff.
O torneio:
O Australian Open é o primeiro dos quatro grand-slams do ano. Rafael Nadal sonha com o título em Melbourne; caso conquiste, empata com Roger Federer como maior vencedor de majors. Enquanto isso, Serena Williams busca o empate com Margaret Court, com 24 conquistas.
O Australian Open começa na noite desse domingo (19). No Brasil, será transmitido pela ESPN.