“O retrato de Maria Bueno” tem oficina e palestra na Gibiteca


Em 29 de janeiro, completam-se 125 anos do assassinato de Maria Bueno, ocorrido em Curitiba no ano de 1893. A mulher, até então desconhecida, ganhou fama e notoriedade após a morte, ao ser apontada como intercessora de pedidos para obtenção de graças e milagres.

Para relembrar a data e abordar a trajetória de Maria Bueno, será realizado um workshop composto por palestra e aula de desenho, o evento terá duração de 2 horas.

Ministrado pela pesquisadora da Fundação Cultural de Curitiba, Clarissa Grassi e pelo coordenador da Gibiteca Fulvio Pacheco, a ação tem como objetivo abordar as informações existentes sobre a trajetória da milagreira, curiosidades e controvérsias, enfocando o processo de embranquecimento pelo qual Maria Bueno passou ao longo dos anos.

Em seguida o coordenador da Gibiteca, Fulvio Pacheco vai ministrar uma aula de desenho, oportunizando aos participantes criarem suas próprias representações da milagreira em formato de santinho. Os desenhos produzidos serão expostos no túmulo de Maria Bueno, localizado no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Serviço:

O Retrato de Maria Bueno

Palestra e oficina

Sexta – 2 de fevereiro – 19 horas

Gibiteca de Curitiba

Carlos Cavalcanti, 533

Entrada franca

Fonte: Assessoria

Foto: Divulgação