Plataforma multicriativa mantém intensa programação com acesso gratuito até domingo, no Pátio Batel; nesta quinta serão apresentadas as marcas que serão comercializadas por boutique do shopping
Curitiba, julho de 2019 – O LABmoda 2019 prossegue até o próximo domingo, 14 de julho, no piso S1 do Pátio Batel. Até lá, o público ainda poderá conferir performances, talks, show e conhecer as três marcas vencedoras do Desafio de Moda Autoral, promovido em parceria com o Pátio Batel e a Galerist.
O desafio se dá em duas etapas e tem entre os curadores a jornalista Lilian Pacce, uma das maiores autoridades de moda do país. A primeira etapa foi realizada nos dias 05 e 06 de julho. Nesses dias, aconteceram a visitação dos curadores para que conhecessem os trabalhos das 18 marcas de vestuário do evento. Na sequência, os curadores fizeram a pré-seleção das 10 marcas de vestuário que julgaram ter maior potencial para se desenvolver, e convidaram os estilistas para participar da segunda fase do projeto. Ainda nesses dias, os curadores visitaram as marcas de acessórios para eleger uma como destaque da categoria.
Na segunda fase, os 10 estilistas selecionados devem apresentar individualmente e resumidamente a coleção e o conceito da sua marca para a comissão julgadora. Os pitches, como são chamadas estas apresentações breves, aconteceram na sequência e no mesmo dia da convocação. Após os pitches, os curadores escolheram os três vencedores e a marca de acessórios destaque na categoria. As marcas e estilistas ganhadores terão seus nomes revelados nesta quinta-feira, 11 de julho, durante o talk sobre o Desafio de Moda Autoral, com a presença dos curadores e de Rafael Chaouiche, estilista que lançou sua primeira coleção durante a 8ª edição do LABModa. O talk será aberto ao público e acontece no palco central da LABmoda.
Os vencedores terão três looks expostos e comercializados por duas semanas na loja Gallerist do Pátio Batel, a partir do dia 15 de julho, dando oportunidade para o estilista entender o apelo comercial de sua marca e traçar um modelo de negócio promissor.
A temporada 2019 do LABModa, que iniciou dia 25 de julho, tem surpreendido o público com a qualidade da curadoria de moda, bate-papos inspiradores, performances criativas e boa música. O evento conta com iluminação de Beto Bruel e cenografia do arquiteto e designer Felipe Guerra, que assinou a primeira edição do LABmoda no Pátio Batel em 2015.
A marca LABModa, que completa 8 anos, evoluiu para um formato que passeia entre o consumo consciente, a arte e o entretenimento. Este ano, o evento explora os conceitos de Identidade, Qualidade e Sustentabilidade. “Somos uma plataforma para lançamento de ideias, troca de conhecimento e experiências para o público. O nosso principal objetivo é valorizar as marcas participantes, a fim de estimular a economia local e o consumo consciente. Tudo isto embalado em um clima de festa, como pede um evento de moda”, afirma Rafael Perry, diretor do LabModa.
A moda local
Para a curadora de moda do LAB 2019, a designer Aline Bussi, representante local do Fashion Revolution, o cenário fashion em Curitiba está em constante evolução. “Encontramos desde o ateliê de moda festa, que mantém o trabalho sob medida tradicional, até marcas que estão introduzindo tecnologia em seus produtos e em modelos de negócios. Muitas surgiram por iniciativa de empreendedores que vieram de outras áreas e que sentiram necessidade de se aventurar e desenvolver um produto, um acessório ou coleção de vestuário. Eles encontraram seu nicho de mercado e estão escrevendo trajetórias interessantes”, diz.
Para a escolha dos participantes, criatividade e originalidade foram prioridades na seleção, e também itens fundamentais para assegurar a veracidade de confecção dos produtos. Foram selecionadas marcas que apresentam identidade forte e trabalham com diferentes técnicas e outras que desenvolvem produtos com qualidade, e em outro ritmo, para um mercado mais amplo. “O objetivo do mix final é também refletir o potencial produtivo do cenário local, e proporcionar a troca de experiências e conhecimentos entre as marcas”, complementa Aline.
Música autoral
Nesta edição, o LabModa reservou especial atenção para as atrações musicais. Seguindo a linha do autoral, os produtores culturais Isadora Flores e Rodrigo Chavez optaram por um line up que correspondesse ao conceito do evento e que evidenciasse os artistas pela musicalidade, estilo e autenticidade. “A gente quis surpreender e levar ao LABModa tudo que o ele merece, que é boa música”, define Isadora. Neste verdadeiro “festival de música”, houve lançamentos como “Entremundos”, da Nomade Orquestra e o projeto “Buena Onda Social Dub”, que se apresenta neste domingo encerrando o evento.
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Designers – 2.a Temporada
HAL
Ana Silvia
La Luz
C. Nogara
Yski
Baubô Brand
Transmuta
Reis
Etks
Oxyfit
W. Ritzdorf
Sassi
Sueli Zavadinak
PineAX
Renata Romanó
Luciá Consalter
Estúdio Lenha
Programação de moda e LABTalks
11 de julho
17 horas – Talk com Amanda Cassou (Galerist) + Lillian Pacce + Rafael Chaouiche
20 horas – Cabaré Transmuta
12 de julho
18h30 LAB TALKS – “Os Desafios da qualidade do dia a dia do estilista com HA-L, ConBase e NovoLouvre
13 de julho
17 horas – momento Pine AX
20h30 – momento REIS I pocket show + mostra da coleçãp F/W
Programação Musical
12 de julho (20 horas): Glue Trip
A Glue Trip nasceu em João Pessoa, Paraíba, e está na ativa desde 2013. Com dois discos lançados, “Glue Trip” (2015) e “Sea at Night” (2018), a banda coleciona números no Spotify e Youtube: são 80 mil ouvintes mensais na plataforma de streaming e mais de 45 mil inscritos no canal de vídeos, em que o clipe da música Elbow Pain ultrapassa 4 milhões de visualizações. A popularidade no universo digital atraiu parcerias com selos internacionais como o francês NOVOMUNDO e o japonês Production Dessiné. Por suas performances ao vivo, a Glue Trip também conquistou a participação em festivais brasileiros como Prata da Casa do Sesc e Fora da Casinha (SP), Picnik (DF), Coquetel Molotov (PE), MADA e DoSol (RN).
14 de julho (18 horas): Buena Onda Social Dub
Juntamente com os especialistas em “table top music”, Loop Room (guitarrista / produtor Thiago Ramalho, o pianista Marc Olaf e o trompetista Audryn Souza) e com a participação especial de Vinícius Nisi (Banda Mais Bonita da Cidade) e João Marcelo (Lemoskine), o produtor Rodrigo Lemos revive o melhor do repertório de “Buena Vista Social Club” em um videocast de 4 peças intitulado “Buena Onda Social Dub” – alusão a seu próprio formato: livre, colaborativo e viajante. Ao longo de uma jam experimental entre os dois projetos, músicas como “Candela” e “Chan Chan” ganharam uma inclinação mais lounge, enquanto o bolero clássico “Dos Gardenias” parece preservar sua estrutura e letra originais. As faixas de áudio podem ser conferidas nas plataformas de streaming.
SERVIÇO:
LABModa 2019
De 25 de junho a 14 de julho
Pátio Batel – piso S1
Direção Geral: Rafael Perry
Curadoria de Moda: Aline Bussi
Curadoria de Música: Isadora Flores e Rodrigo Chavez
Arquitetura e Cenografia: Felipe Guerra
Produção de Moda: Victor Sálvaro
Iluminação: Beto Bruel
Redes Sociais: Luísa Bonin– Platea Comunicação e Arte
Assessoria de Imprensa: Dani Brito
Publicidade e Marketing Digital: Tif Comunicação
Coordenação de Produção: Max Leean
Assistência: Karla Passoni
Patrocínio: Pátio Batel e Electrolux
Colaboração: Aliança Francesa
Cerveja: Stella Artois
@lab.moda