3º ATO CONTRA O PL DA DEVASTAÇÃO ACONTECE NESSE SÁBADO EM CURITIBA


Nesse sábado, Em Curitiba e em mais 34 cidades do Brasil, acontece o 3° Ato Contra o PL da Devastação. A Mobilização acontece em defesa do Meio Ambiente, da Soberania Nacional, Contra o Tarifaço, Pela Taxação dos Super Ricos, Isenção de IR a quem ganha até 5 mil reais e pelo fim da Escala 6X1.

Os atos anteriores aconteceram em 01 de junho e 10 de julho, quando pediam ao Congresso para que o PL 2159/2021 que já tinha passado no Senado Federal, não fosse votado na Câmara dos Deputados, que acabou por aprovar o projeto que libera, dentre outros absurdos, o autolicenciamento ambiental, na calada da noite, já na madrugada do primeiro dia do recesso parlamentar.  Dos deputados federais paranaenses, somente votaram contra o projeto Aliel Machado do PV, Carol Dartora do PT, Delegado Matheus Laiola do União Brasil, Lenir de Assis do PT, Tadeu Veneri do PT, Welter do PT, Zeca Dirceu do PT. 

Amanhã, dia 02 de agosto de 2025, às 10h30, Curitiba volta às ruas com o 3º Ato Nacional Contra o PL 2159/2021, conhecido como PL da Devastação, na Boca Maldita. Dessa vez a pressão é pelo VETO do Presidente Lula ao projeto
que representa uma ameaça significativa ao meio ambiente e aos direitos das comunidades indígenas e quilombolas.

Unidos a essa pauta, a sociedade civil e os movimentos sociais se encontrarão em defesa da Amazônia, do pré-sal, da educação pública, da ciência, da soberania nacional e da saúde e vida dos trabalhadores e trabalhadoras, além do equilíbrio de tributação entre a população trabalhadora e os detentores de grandes fortunas.

Porque o PL 2159/2021 é chamado de PL da Devastação? 

O PL 2159/2021 propõe alterações nas regras de licenciamento ambiental, facilitando a obtenção de permissões para atividades econômicas que representam riscos ao meio ambiente. Especialistas alertam que a aprovação desse projeto pode levar a um aumento no desmatamento, ameaçando a biodiversidade e contribuindo para as mudanças climáticas.

Além de degradar ecossistemas importantes, o projeto prejudica a segurança hídrica e a qualidade de vida de milhões de brasileiros, colocando em risco a sustentabilidade ambiental do país. Organizações ambientalistas, líderes indígenas e representantes de diversas ONGs estarão unidos nessa manifestação, reforçando o pedido de veto ao presidente, que tem a oportunidade histórica de proteger o patrimônio ambiental brasileiro.

Se você também entende que é preciso defender a preservação do meio ambiente e garantir um planeta minimamente saudável para as futuras gerações, apareça na Boca Maldita, amanhã, às 10:30 e venha participar desse importante ato.

NÃO EXISTE FUTURO EM TERRA DEVASTADA! NÃO AO PL DA DEVASTAÇÃO!

Daniele Biondo Crocetti – Advogada, Ativista pelo Meio Ambiente
Membro da Coordenação da Frente Contra o PL da Devastação Paraná Grupo de Trabalho Curitiba

Organizações que Compõe o Ato:

REDE BRASIL CONVERGE, POVO SEM MEDO, UPE, UNE, UBES, UPES, FRENTE BRASIL POPULAR,SPVS, CEDEA, COLETIVO EKOA, COLETIVO VESPA, PARTIDO VERDE CURITIBA, BICICLETARIA CULTURAL, ONG PARCEIROS DO MAR, PAR-PARTIDO ACADÊMICO RENOVADOR, CURITIBA LIXO ZERO, PARANÁ LIXO ZERO, BRINQUEDO BRINCADO, EKOA – NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM DIREITO  OCIOAMBIENTAL DA UFPR, TEKOHA – APOIO A PESQUISA, MATER NATURA – INSTITUTO DE ESTUDOS AMBIENTAIS, ANISTIA INTERNACIONAL – ATIVISMO CURITIBA, NÚCLEO DE BASE PDT BOA VISTA, MTD – MOVIMENTO DE TRABALHADORAS E TRABALHADORES POR DIREITOS – PARANÁ, PDT CURITIBA, RÁDIO CULTURA DE CURITIBA, ARAYARA.